PERMACULTURA

O que é?



A Permacultura poderia definir-se literalmente como "agricultura permanente". A Permacultura trata as plantas, animais, construções, infra-estruturas (água, energia, comunicações) não apenas como elementos isolados, mas como sendo todos parte de um grande sistema intrinsecamente relacionado. Entende-se que tanto o habitante como a sua morada e também o meio ambiente em que estão inseridos, fazem parte de um mesmo e único organismo vivo.






Qual a diferença entre a Permacultura e outros métodos de Agricultura Biológica?

A Permacultura vai muito além da agricultura. É o planeamento de todo um sistema sustentável, envolvendo sabedoria ancestral e ciência moderna, começando pelo fornecimento de água pura e ar limpo, alimento abundante e saudável e habitações adequadas.




É um caminho para alcançar a sustentabilidade ecológica do planeta, que inclui tecnologias de tratamento de resíduos e efluentes, geração de energia, bio-construção, infra-estrutura ecológica e a integração total de comunidades de pessoas, plantas, animais, estruturas e tecnologias apropriadas a cada região, clima e cultura.

Sistemas de Permacultura são globalmente reconhecidos como muito positivos para a cultura, economia e acima de tudo ambiente e dignidade humana pois estes tem como valores éticos as seguintes orientações:

Cuidar da Terra.

Cuidar das Pessoas.

Distribuir os excedentes e aplicar limites ao consumo.



Estes três princípios éticos estão relacionados entre si pois não é possível cuidar da terra sem cuidar das pessoas e vice-versa.

Para além dos princípios éticos, a abordagem da Permacultura utiliza um conjunto de princípios de planificação regedores da intervenção no terreno. Alguns destes princípios são universais e de senso comum. Estes, aplicados correctamente e com o máximo da eficácia tem tendência em criar e manter permanentes os sistemas naturais e humanos.



Alguns exemplos dos princípios da planificação:

* Posição relativa.
* Cada elemento tem várias funções.
* Cada função importante é suportada por vários elementos.
* Planificação por sectores e zonas.
* Uso de energias renováveis.
* O problema é a solução.
* Integrar em vez de segregar.
* Reflorestar.
* Biodiversidade.
* entre outros.

Para mais info vejam:
Ecovillage Portugal.
rainbow communities
terramada

Comentários

Ola Luis!

Gostei do blog! Saudavel ..em todos os sentidos, no proposito, nas fotos...na escrita....Ainda nao tive tempo de ler tudo, mas vou aos poucos...te agradeco por disponibilizar tanta informacao!
Abraco e que a permacultura possa se estender em nossa sociedade ..que novos valores vehanm e traga mais sentido as pessoas quanto ao seu papel na Terra. que entendam mais a necessidade de nosso contato com a Terra e nossa harmonia de viver!! Ate! Marcia Brincas

Postagens mais visitadas