Espirulina

Espirulina

Contém mais nutrientes que qualquer alimento conhecido. Enquanto se investigam novos alimentos e plantas para melhorar a qualidade e prolongar o tempo de vida, esta alga coloca-se na vanguarda da revolução nutricional.



A espirulina, nome comercial desta espécie, constituiu, desde sempre, uma fonte suplementar na alimentação das populações que habitavam nas proximidades de lagos. De facto, sabe-se que os Aztecas consumiam espirulina sob a forma de caldo, que era adicionado a tudo o que comiam; o mesmo ocorreu no Norte de África, no seio de algumas tribos indígenas.

Somente há cerca de 30 anos é que a espirulina foi redescoberta pelos cientistas, vindo a ser utilizada de modo seguro e eficaz como suplemento nutricional nos últimos 20 anos. Países como o Japão, França e EUA consideram a Arthrospira platensis uma das maiores descobertas no campo da alimentação naturista, do último século.
Arthrospira platensis é uma cianobactéria microscópica de forma espiralada, normalmente denominada de microalga azul, por conter pigmentos azuis, as ficocianinas, que lhe conferem a sua cor azul-esverdeada. Possui ainda outros pigmentos como a clorofilina, de cor verde e os carotenóides, de cor laranja, que lhe permitem realizar fotossíntese em vários comprimentos de onda do espectro solar. Da sua ancestral actividade fotossintética, que remonta a 3.6 biliões de anos atrás, resultou a actual atmosfera rica em oxigénio, favorável à sobrevivência das espécies vegetais e animais. Sendo uma forma de vida extremamente adaptável, ocorre numa ampla variedade de ambientes aquáticos, e em especial, em águas alcalinas, quentes e ricas em minerais, como no Lago Tschad, em África, e no Lago Texcoco, no México.

Suplemento alimentar completo
Esta microalga oferece 85 a 95 % de proteína vegetal digerível, mais do que qualquer outro alimento conhecido, e contém todos os aminoácidos essenciais, vitaminas, fitonutrientes e minerais em níveis naturais muito elevados, dos quais são exemplo a vitamina B12, o antioxidante betacaroteno, o raro ácido gamalinoleico (GLA), o ferro e a clorofila (purificador do sangue). E ainda fitonutrientes como os sulfolípidos, os polissacáridos e as ficobilinas, que actuam no sistema imunitário, promovendo a saúde das células e, contribuindo, deste modo, para a prevenção do aparecimento de infecções e de doenças auto-imunes, como o cancro. Características que a tornam num suplemento alimentar de evidentes benefícios terapêuticos, muito completo relativamente aos minerais e vitaminas isolados.
Os suplementos de espirulina são úteis na manutenção da saúde em geral; como forma de obter energia, no caso de carências nutritivas, para limpar e desintoxicar o organismo, prevenir acidentes vasculares e infecções, aliviar os sintomas pré-mentruais, devido ao seu alto teor em ferro, ajudar a controlar o peso, e em dietas de emagrecimento.
Arthrospira platensis contendo fenilalanina actua como supressor do apetite, produzindo uma sensação de saciedade que induz a pessoa a comer menos, auxiliando assim em situações de obesidade, sem a ocorrência de perdas nutricionais.
Os complementos podem ser ingeridos por todos, e especialmente por aqueles que sofrem de má absorção intestinal ou perturbações digestivas, desde as crianças aos idosos. A sua utilização é também aconselhada na dieta dos atletas, uma vez que previne cãibras e a fadiga muscular.
Fonte com grande concentração de vitamina B-12, é ainda útil em casos de regimes alimentares alternativos, caso do vegetarianismo e veganismo. Assim, e devido à sua extraordinária composição proteica, é o complemento ideal para qualquer tipo de dieta, sendo capaz de proporcionar ao organismo importantes substâncias nutritivas, sem sobrecarregá-lo de gorduras ou hidratos de carbono.
Estudos revelam que os nutrientes fornecidos pela espirulina são melhor digeridos e absorvidos do que os suplementos, vitamínicos e minerais, isolados. A experiência dos consumidores de longa data e os dados científicos sugerem que a ingestão de 3 a 10 gramas diárias, geralmente sob a forma de comprimidos e cápsulas, a tomar em qualquer altura, ou em pó a adicionar a alimentos líquidos, constitui uma opção saudável.
Do ponto de vista ecológico, o consumo de espirulina pode reduzir grandemente o desbaste de árvores, evitando a desflorestação para a criação de campos de agricultura e de pastagens para o gado, uma vez que o seu elevado teor proteico é 20 e 200 vezes superior ao da soja e da carne de vaca, respectivamente. Assim, ao incluirmos os complementos de espirulina na nossa alimentação, não estamos só a melhorar a nossa saúde, como também a contribuir para o bem-estar do planeta.

Nome Comum: Espirulina
Outros Nomes: alga azul, alga-marinha, microalga
Sinónimos: Arthrospira platensis (Nordstedt) Gomont


Espirulina – suplemento nutricional e ecológico
Para além do potencial ecológico, uma vez que surge como uma alternativa saudável à carne, a espirulina é sobretudo reconhecida pelas suas principais acções no organismo humano:
• Fortalecimento do sistema imunitário
• Suporte da função cardiovascular e manutenção de níveis adequados de colesterol
• Melhor funcionamento do sistema digestivo e gastrointestinal
• Promoção da limpeza geral do organismo e desintoxicação
• Protecção antioxidante e redução de infecções

Fonte: Pedro Lôbo do Vale*
* médico

Comentários

Postagens mais visitadas