A carne e o planeta

Quando pensamos sobre o crescimento da população humana ao longo do último século, é muito fácil imaginar como um mero aumento do número de seres humanos. Mas ao passo que nos multiplicamos, todas as coisas associadas a nós também se multiplicam, incluindo os animais. No presente, existem cerca de 1,5 biliões de búfalos de gado ou domésticos e 1,7 biliões de carneiros e cabras. Junto com os porcos e aves, formam uma parte importante de nossa enorme pegada biológica neste planeta.
Tal enormidade não estava realmente aparente até a publicação de um novo relatório, chamado "Livestock's Long Shadow", pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação.

Considere estes números. A criação de gado em pastos e a produção de alimentos usam "30% da superfície terrestre do planeta". O gado - que consome mais comida do que produz - também compete por água diretamente com os seres humanos. E a expansão de pastos destrói terrenos mais sensíveis biologicamente, especialmente florestas, do que qualquer outra coisa.

Porém o mais surpreendente e alarmante é o fato do gado ser responsável por cerca de 18% do aquecimento global, mais do que a contribuição dos transportes. Os culpados são o metano - resultado natural da digestão bovina - e o nitrogénio emitido pelo esterco. O desmatamento de terras de pasto contribui para o efeito.

Não existem concessões fáceis quando o assunto é aquecimento global - como diminuir o número de animais para dar espaço aos carros. A paixão humana pela carne não irá acabar tão cedo. Como deixa claro "Livestock's Long Shadow", nossa saúde e a saúde do planeta dependem da produção de gado com direcionamento mais sustentável.

Fonte:http://protecao.zip.net/index.html

Comentários

Postagens mais visitadas