Fruta e legumes para combater Alzheimer




A fruta e os legumes, ao serem ricos em antioxidantes, podem ajudar a combater a morte de células cerebrais como ocorre na doença de Alzheimer e de Parkinson. Esta foi a conclusão de uma equipa de investigadores da Universidade de Harvard nos Estados Unidos, onde participou um cientista português.

Estudos anteriores tinham descoberto sinais de stresse oxidativo no cérebro de pacientes com doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, mas não se sabia se eram causa ou efeito. Por isso, esta equipa de investigadores americanos, analisou o efeito de níveis diferentes de stresse oxidativo num modelo de Alzheimer em moscas da fruta. E descobriram que a redução de actividade das enzimas com propriedades antioxidantes agrava a morte de células neuronais no cérebro das moscas mutantes, ao passo que a vitamina E melhora a neurodegenerescência.

O neurocientista português e investigador em Harvard, Tiago Monteiro, investigador afirmou que "se percebermos como e porque é que as células neuronais morrem nestas doenças, seremos capazes de descobrir novas formas de impedir que isso aconteça, evitando o aparecimento e progressão das doenças".

Fonte: Jornal de Noticias http://jn.sapo.pt/2007/01/24/sociedade_e_vida/fruta_e_legumes_para_combater_alzhei.html

Comentários

Postagens mais visitadas