Sucos — Uma das Melhores Ferramentas para Melhorar Sua Saúde

(reprodução do artigo publicado  no site do Dr. Mercola, ver nota em baixo)

Existem três tipos de espremedores: espremedores tipo centrífugas, espremedores tipo broca ou triturador e os espremedores de moagem e pressão

Os espremedores tipo triturador tendem a fornecer mais suco do que os espremedores tipo centrífuga e podem, portanto, acabar sendo uma opção mais barata ao longo do tempo. Eles também tendem a ser mais fáceis para limpar e montar

Usar produtos orgânicos é muito importante para quem quer seguir a dieta dos sucos. Uma alternativa barata é cultivar os seus próprios
Mesmo que você escolha não fazer sucos todos os dias, fazer a dieta dos sucos uma vez ao mês, onde você bebe nada mais além de sucos de vegetais por três a sete dias, é uma excelente forma de desintoxicar e manter a saúde

O suco de vegetais é também classificado como a água e é uma das melhores águas que você pode obter por ser estruturada – essencialmente água ativa de alta qualidade

Por Dr. Mercola

O suco de vegetais é uma ferramenta enormemente útil para melhorar a saúde. O Dr. Andrew Saul, que já foi nosso convidado por diversas vezes, é um seguidor da dieta dos sucos há muito tempo.

Seu livro, Vegetable Juicing for Everyone: How to Get Your Family Healthier and Happier, Faster! (Dieta dos Sucos Para Todos: Como Tornar sua Família Mais Saudável e Mais Feliz, Rapidamente!), é uma excelente fonte que oferece diversas dicas práticas para integrar a dieta dos sucos à sua vida e sentir prazer fazendo-o.

“Meu pai seguia a dieta e meus filhos foram criados com sucos. Aliás, o livro fala exatamente sobre isso. Sobre a estória sórdida do significado da criação de seus filhos com a dieta dos sucos enquanto seus vizinhos acreditam que você é louco e seus parentes têm certeza disso,” diz o Dr. Saul.

“Pelos 39 anos nos quais tenho trabalhado com pessoas e ensinado no mundo da saúde natural, o que tem ajudado mais pessoas de forma mais consistente é a dieta dos sucos de vegetais.”

O Dr. Max Gerson foi um dos pioneiros da dieta dos sucos. Ele sofria de terríveis enxaquecas, as quais ele finalmente resolveu bebendo sucos de vegetais.

Uma vez que a ideia expandiu-se, pacientes começaram a aparecer querendo aliviar suas enxaquecas e acabaram melhorando sua saúde em outros campos também. Finalmente, o Dr. Gerson percebeu que o suco de vegetais é uma terapia metabólica, capaz de combater praticamente qualquer doença.

“A vantagem do seguir a dieta dos sucos é que, primeiramente, ela reduz grandes quantidades de vegetais em alguns copos manuseáveis. Isto significa que você obtém um bom concentrado alimentar fácil de fazer”, diz o Dr. Saul.

“Ele tem zero de colesterol, praticamente zero de gordura, muita fibra, muitos minerais e muitas vitaminas...

O seguidor da dieta dos sucos faz um bom trabalho tornando os nutrientes disponíveis. Quando você segue esta dieta, você quebra as paredes celulares e libera estes nutrientes e a solução líquida. Quando você bebe este suco, você o absorve.”

A dieta dos sucos é realmente para todos. Mesmo pessoas que sofrem de síndrome do intestino irritável, de doença de Crohn e outros tipos de problemas gastrointestinais, podem lidar com a dieta dos sucos, considerando que elas não são capazes de consumir muito alimento cru.

A Importância do Uso de Produtos de Alta Qualidade
O uso de produtos orgânicos é muito importante para a dieta dos sucos. O preço do produto orgânico pode ser um desafio para algumas pessoas. Uma alternativa é cultivar o seu próprio, certificando-se de não usar pesticidas sintéticos e melhorar o solo com a adição de matéria vegetal em decomposição ou lascas de madeira, que promoverão micróbios benéficos ao solo.

“Diga não aos OGMs. Certifique-se de cultivar tanto quanto possível. Se você realmente quiser causar impacto neste mundo, a resposta é a produção autossuficiente de seu próprio alimento,” observa o Dr. Saul.

Se o suco não tiver sabor bom, você não vai querer bebê-lo. Crianças são ainda mais seletivas que os adultos. Porém, os vegetais orgânicos possuem muito sabor e quando colhidos diretamente de seu jardim e espremidos em minutos, o sabor estará em seu pico. Isto é verdadeiro também para o conteúdo de nutrientes.

Curiosamente, uma das coisas que concluí com minha própria experiência com a dieta dos sucos é que alguns dos vegetais mais saudáveis são também alguns dos mais amargos. Isto inclui couve e folhas de mostarda.

Ao usar estes vegetais, você deve adicioná-los em quantidades menores e equilibrar seu amargor com outros ingredientes. Meu favorito é o limão taiti, porém você pode também usar oxicoco ou ocasionalmente maçãs.

“As pessoas dizem para mim, ‘O que devo usar para fazer suco?’ Minha resposta é qualquer coisa que você possa comer crua. Brinque com isto. Tenha algum prazer. Tente de tudo,” sugere o Dr. Saul.


O suco de repolho é fantástico para o trato gastrointestinal e o suco de beterraba é um excelente construtor sanguíneo. O suco de Beterraba é marcadamente doce. Ele tem uma aparência horrível, porém um sabor ótimo.”

Dieta Exclusiva de Sucos para a Saúde Geral
Mesmo que você não siga a dieta dos sucos todos os dias, o Dr. Saul recomenda adquirir o hábito de fazer a dieta uma vez por mês bebendo não mais do que sucos de vegetais por três a sete dias. Esta é uma excelente forma de desintoxicação. Algumas pessoas descobriram uma nova vida ao fazer a dieta dos sucos todos os dias sem exceção.

Especialistas tipicamente recomendam tomar oito a dez copos de água todos os dias. Acredito que a chave é tomar fluido suficiente para que a urina saia com cor amarelo-clara. Se ela estiver escura, você não está consumindo líquido suficiente. Porém, quando se trata de água, sua pureza é realmente importante. Este é outro benefício dos sucos de vegetais.

Estes sucos, na verdade, classificam-se como a água e são um pouco da melhor água que você pode obter. O motivo disto é que eles são água estruturada— essencialmente água ativa de alta qualidade. São, na verdade, diferentes da água regular. Não são H₂O; são H3O2. E os vegetais produzem água magnificamente estruturada; muito melhor do que beber água da torneira filtrada.

Diferentes Tipos de Espremedores
Existem basicamente três tipos de espremedores:

•Espremedores do tipo centrífuga que separam o suco da fibra através do processo de centrifugação. Estes são os mais baratos e mais comuns.

•Espremedores tipo triturador que mastigam os vegetais e os empurram através de um coador. Eles funcionam muito bem e tendem a promover mais suco do que o espremedor tipo centrífuga. Dr. Saul estima que você pode obter 20 a 25 por cento mais suco em um espremedor tipo triturador, o que o torna opção sensata mesmo que você tenha que pagar um pouco mais por ele.

Ao longo do tempo, ele fará você economizar dinheiro, pois você poderá obter mais com menos vegetais. Eles são também mais silenciosos do que outros modelos e tendem a ser fáceis de limpar e montar.

•Espremedores de moagem e pressão que funcionam como um moinho de sidra de maçã. Estes são bastante caros e, portanto, geralmente não tão populares.

Existem também os liquidificadores que são diferentes de espremedores. Um liquidificador poderoso fornecerá suco junto com a matéria fibrosa dos vegetais. Isto pode funcionar bem para pessoas idosas ou pessoas que têm problemas para mastigar, independente de qual seja este problema. Porém, isto também tem seus inconvenientes.

O “suco” não tem sabor tão agradável e lembre-se, se não tem sabor agradável você não vai querer bebê-lo. O outro inconveniente de extrair o suco no liquidificador é que ele limita a quantidade de vegetais que você consome. E, embora a fibra seja certamente boa, os nutrientes no suco são mais importantes.

“Há muito a ser dito sobre isto, pois nada é perdido, nada é jogado fora. E há valor em obter-se o alimento completo e apenas pulverizá-lo. O problema disso é que nem todo mundo gosta do alimento desta forma. Ele tem uma aparência espessa e consistência de comida de bebê,” diz Dr. Saul.

Dicas de Economia de Tempo e Aviso Sobre Armazenagem
Se você está usando vegetais orgânicos, uma ótima forma de economizar tempo ao fazer a dieta dos sucos é limpá-los com uma escova em vez de descascá-los. Exceção disso são as beterrabas que possuem um sabor desagradável. Se você está usando vegetais não orgânicos, sua melhor opção é descascá-los para evitar fazer sumo de resíduos de pesticidas.

Isto é particularmente importante para frutas e vegetais que foram encerados, pois isto junta pesticidas. Tome cuidado, pois pode ser difícil identificar se um vegetal foi encerado ou não, porque a cera pode ser aplicada em camada muito fina e sem brilho. De acordo com o Dr. Saul, berinjelas, nabo, pepinos e tomates são quase sempre encerados.

Abobrinha e abóbora são geralmente enceradas, porém não sempre. Cenouras nunca são enceradas. Idealmente, você deve beber o suco logo em seguida. Quanto mais tempo ele ficar descansando, mais os nutrientes serão destruídos através do contato com o ar que os oxida. Você também acaba perdendo o sabor dos vegetais.

“Você pode fazer todos os sucos na parte da manhã, levá-los ao trabalho e bebê-los durante o dia? A resposta é sim, você pode. Porém, você perderá qualidade e sabor. Este é o motivo número um de eu acreditar que as pessoas devam obter todos os seus sucos de uma vez. Porém, se você não quer fazer isso, você pode certamente fazer os sucos antecipadamente.

Falando de forma geral, o espremedor do tipo triturador introduzirá menos ar no suco do que o tipo centrífuga. Pessoas disseram-me que elas puderam armazenar por mais tempo quando usaram o espremedor tipo triturador ou broca do que quando usaram o tipo centrífuga.

A próxima dica é encher o recipiente até o topo. Não deixe espaço algum. Minha pequena dica é adicionar vitamina C, como ácido ascórbico, no topo, porque ele é um antioxidante. Tampe-o e você o terá por várias horas. Você pode levá-lo com você.”

Um dispositivo útil que pode prolongar a vida de seu suco é chamado FoodSaver (protetor de alimentos). Ele retira o ar dos sacos plásticos com vácuo, os quais você sela. Porém, também existe um acessório que puxará o ar do topo de um frasco Ball (esférico), essencialmente criando uma selagem a vácuo para limitar ainda mais o problema de oxidação que é o que destrói os nutrientes.

Você ainda precisa manter o suco refrigerado e você deve bebê-lo todo naquele dia. Conforme observado pelo Dr. Saul:

“Sempre que você tiver uma atmosfera com baixo oxigênio ou livre de oxigênio como esta, existirá o risco de botulismo. A forma de evitar isto é simplesmente bebendo o suco no dia em que foi feito. Não pense que pode colocá-lo na geladeira lacrado e deixá-lo lá por duas semanas. Isto não vai funcionar.”

O armazenamento de suco fresco também permite que o metanol dissocie e aumente ao longo do tempo; este é outro motivo para beber o suco o quanto antes. O organismo humano não está adaptado para desintoxicar o metanol e é por isso que ele pode causar tantos problemas. Por exemplo, ele pode ser convertido em formaldeído que pode ser transferido para o cérebro.

A toxicidade do metanol, que é primariamente associada ao adoçante artificial aspartame, foi associada à doença de Alzheimer e outros problemas de saúde. O metanol não é um problema em produtos frescos, porque o metanol está ligado à pectina permitindo-o passar de forma segura por seu organismo, porém seu processamento e armazenamento podem permitir que ele desenvolva-se. Portanto, certifique-se de descartar qualquer sobra de suco no dia seguinte.

Outras Informações
Conforme declarado pelo Dr. Saul, para sermos e continuarmos saudáveis, precisamos voltar ao básico. Não é tão complicado quando se trata deste assunto, porém se você der ouvidos à indústria farmacêutica e aos profissionais da medicina, eles todos parecem ganhar dinheiro complicando as coisas.

“Fomos ensinados que o simples não é científico. Não é eficaz. Realmente não é uma alternativa viável”, diz o Dr. Saul. “Sim, é! A solução simples geralmente é a melhor. Quando as pessoas estão preocupadas com sua saúde, é intrigante quantas me perguntam, ‘Qual vitamina devo tomar?’ Elas têm uma péssima dieta, estão com sobrepeso, não se exercitam e consomem muita ‘tranqueira’. Agora, é bom tomar vitaminas, porém ainda é necessário ter uma boa alimentação. Isto significa que deve-se eliminar as coisas ruins. Deve-se consumir coisas boas, boa semente e você precisa ter uma boa quantidade delas.

Precisamos voltar à terra. Parece coisa de hippies, porém o fato é, verdade é verdade. Sempre foi uma boa ideia seguir a natureza. Estamos muito longe dela. Devemos voltar, olhar o reino animal e tomar conhecimento do que vemos em animais saudáveis. O que podemos fazer para melhorar nossas vidas? É muito simples...

---------------------------------------------------------------

ATENÇÃO: Apesar de concordar maioritariamente com a opinião deste artigo, penso que cada um/a deve tentar sempre obter mais informação e aconselhamento, em questões de saúde. Somos diferentes e a mudança de hábitos alimentares necessita paciência e adaptação.

Além disso o texto está baseado em realidades "Norte-Americanas", escrito em português do Brasil que apesar de compreensível, pode conter termos não utilizados em Portugal.

Partilho por achar útil. Procure a opinião de um médico, terapeuta ou técnico de saúde, de confiança, antes de seguir indicações encontradas na internet.

Luis Guerreiro

Nota:
Abobrinha em Portugal é curgete
Salsão é aipo

Fonte: Dr. Mercola

Comentários

Postagens mais visitadas