Cloreto de magnésio é realmente o melhor tipo de magnésio?

RESUMO DA MATÉRIA

  • O cloreto de magnésio é um composto inorgânico natural formado por um íon de magnésio e dois de cloro
  • O cloreto de magnésio contém apenas 12% do elemento magnésio, o que pode parecer pouco se comparado a outras formas de suplementos, como o óxido de magnésio e o citrato de magnésio
  • Um estudo publicado na revista Diabetes, Obesity and Metabolism confirma os efeitos positivos do cloreto de magnésio sobre a sensibilidade à insulina
O magnésio é um dos minerais mais importantes do corpo, pois é utilizado por quase todas as células e órgãos, principalmente o coração, músculos e rins. Caso esteja encontrando dificuldades para ingerir quantidades adequadas de magnésio a partir da alimentação, talvez o uso de um suplemento de magnésio supra sua deficiência.
Um dos suplementos de magnésio mais populares no mercado é o cloreto de magnésio. Na verdade, ele é conhecido como o "melhor tipo de magnésio", pois dizem que é altamente potente e eficiente. Continue a leitura para aprender mais sobre os benefícios e utilidades do suplemento, e se ele é realmente a melhor forma de magnésio para a sua saúde.

O que é o cloreto de magnésio?

O cloreto de magnésio é um composto inorgânico natural formado por um íon de magnésio e dois de cloro. Normalmente ele é extraído de locais com grandes quantidades de sal, como o Mar Morto.
É encontrado em formas de cristais anidros e multiplamente hidratados. As formas de cristais anidros são mais prontamente disponíveis, enquanto as formas de cristais multiplamente hidratados, também chamadas de cloreto de magnésio hexahidratado, são produzidas através de um processo de evaporação e normalmente vendidas na forma de flocos de magnésio para banheiras e escalda pés.
O cloreto de magnésio foi utilizado pela primeira vez em aplicações médicas durante a Primeira Guerra Mundial, quando um cirurgião francês chamado Dr. Pierre Delbet o utilizou como um antisséptico. Hoje em dia, o composto é normalmente utilizado como um suplemento para ajudar a tratar a deficiência de magnésio e melhorar a saúde de forma geral.
Os suplementos de cloreto de magnésio contêm apenas 12% do elemento magnésio, o que pode parecer pouco se comparado a outros suplementos, como o óxido de magnésio e o citrato de magnésio. No entanto, um estudo publicado no periódico Magnesium Research mostra que o cloreto de magnésio é melhor absorvido pelo corpo quando comparado ao óxido de magnésio, pois possui a mesma biodisponibilidade que os sais de magnésio orgânicos.

9 benefícios do cloreto de magnésio

Aqui estão alguns possíveis benefícios do cloreto de magnésio, graças à sua capacidade de otimizar os níveis de magnésio no seu corpo:
Melhora a saúde cardíaca
Otimiza as funções cerebrais, musculares e nervosas
Proporciona o relaxamento físico e mental
Melhora da saúde óssea
Reduz os níveis de glicemia
Melhora o processo digestivo
Fortalece o sistema imunológico
Reduz os riscos de enxaquecas
Melhora o sono
Também acredita-se que o cloreto de magnésio ajuda a combater os radicais livres e a reduzir os riscos de várias doenças, inclusive tumores, arteriosclerose, problemas na próstata, problemas intestinais e pedras nos rins.

Quais são os outros usos do cloreto de magnésio?

Devido à alta taxa de absorção do cloreto de magnésio, ele pode ser usado para realizar a terapia do magnésio transdérmico. Ele está disponível em formas tópicas, como óleos, géis, loções e sais de banho, que são aplicados diretamente sobre a pele para aliviar dores musculares e problemas de pele.
De acordo com um estudo de 2017 publicado no periódico PLOS ONE, o cloreto de magnésio pode ser útil para o controle da depressão. O estudo envolveu 126 adultos diagnosticados com depressão de leve a moderada. Após seis semanas tomando cloreto de magnésio, os participantes demonstraram melhoras notáveis em seus sintomas, sendo que alguns deles apresentaram melhoras após apenas duas semanas de tratamento.

Estudos sobre o cloreto de magnésio sustentam seus benefícios

Vários estudos colocaram a eficiência do cloreto de magnésio em teste, e a maior parte deles demonstrou resultados positivos. Por exemplo, um estudo conduzido em 2008 se concentrou nos efeitos do composto sobre o tratamento da depressão em pacientes idosos com diabetes tipo 2 e hipomagnesemia. Os resultados demonstraram que a suplementação diária de cloreto de magnésio levou a uma melhora dos sintomas da depressão, confirmando a capacidade do composto em melhorar o equilíbrio mental de forma geral.
Um estudo publicado no periódico Diabetes, Obesity and Metabolism confirma os efeitos positivos do cloreto de magnésio sobre a sensibilidade à insulina. O estudo envolveu a suplementação oral de magnésio em pacientes acima do peso e não diabéticos. Após o estudo, os participantes demonstraram uma melhora considerável na glicemia em jejum e nos índices de sensibilidade à insulina, o que significa que o cloreto de magnésio pode ajudar a inibir a resistência à insulina e o diabetes tipo 2.
Até mesmo a eficiência do cloreto de magnésio transdérmico foi analisada em uma pesquisa conduzida pelo Herbal Research Centre no Reino Unido. Nesse estudo, os pacientes foram submetidos a tratamentos de magnésio transdérmico por 12 semanas. Os resultados mostraram que o cloreto de magnésio realmente aumentou os níveis de magnésio celular, além de promover a desintoxicação.

Magnésio L-Treonato: a melhor forma de suplemento de magnésio

Embora o cloreto de magnésio seja eficiente para tratar a deficiência de magnésio, não acredito que ele seja o melhor suplemento de magnésio.
Quando se trata de suplementos do magnésio, eu pessoalmente recomendo o magnésio L-treonato no lugar do cloreto de magnésio. O magnésio L-treonato é um tipo mais novo, emergente, de suplemento de magnésio, capaz de penetrar na membrana plasmática, inclusive nas mitocôndrias, resultando em maiores níveis de energia. Ele também é capaz de penetrar na barreira hematoencefálica, o que ajuda a melhorar sua memória.
E o que torna essa fórmula ainda melhor que o cloreto de magnésio é que ela não possui um efeito laxante. Sua alta taxa de absorção permite aumentar seus níveis de magnésio sem sofrer incontinência fecal.

6 possíveis efeitos colaterais do cloreto de magnésio

Assim como outros suplementos de magnésio, o cloreto de magnésio pode causar incontinência fecal. Também existe casos raros em que o suplemento pode causar reações adversas que exigem cuidados médicos imediatos. Algumas dessas reações adversas sérias incluem:
Reações alérgicas, como erupções cutâneas, coceiras e inchaços
Dor de estômago
Tontura
Falta de ar
Fraqueza
Diarreia intensa
Evite tomar cloreto de magnésio se você sofre de alguma das seguintes doenças:
  • Diarreia pré-existente
  • Problemas renais, principalmente insuficiência renal
  • Infarto do miocárdio
O cloreto de magnésio também pode interagir com outros medicamentos, como:
Antibióticos
Celulose de fosfato de sódio
Digoxina
Poliestireno sulfonato de sódio
Tetraciclina
Bisfosfonato
Se você consome qualquer um dos medicamentos mencionados acima, consulte seu médico antes de tomar cloreto de magnésio, para determinar se o suplemento é adequado para a sua doença.

A melhor fonte de magnésio é uma alimentação saudável

Você não deve contar apenas com suplementos para suprir sua deficiência de magnésio. Saiba que a melhor maneira de manter o magnésio do seu corpo em níveis adequados é através do consumo de alimentos saudáveis, ricos em nutrientes. As verduras são uma das melhores fontes de magnésio, dentre elas:
Brócolis
Alga marinha desidratada
Couve-galega
Couve de Bruxelas
Acelga
Bok choy
Folhas de nabos
Outros alimentos ricos em magnésio incluem abacates, salmão selvagem do Alasca, abóbora e cacau em pó sem açúcar.

Também é bom prestar atenção nos seus níveis de cálcio, vitamina K2 e vitamina D

Se você quiser aproveitar seu suplemento de magnésio ao máximo, é bom monitorar seu consumo de cálcio, vitamina K2 e vitamina D. Esses quatro nutrientes trabalham juntos para fornecer ótimos benefícios à saúde.
O cálcio pode ajudar a regular os efeitos de relaxamento muscular do magnésio. No entanto, quantidades excessivas de cálcio podem levar a ataques cardíacos, derrame cerebral e até mesmo a morte, então certifique-se de que sua relação entre magnésio e cálcio seja de 1 para 1. Enquanto isso, aumentar seus níveis de vitamina K2 pode ajudar a reduzir os riscos de complicações causadas pelo consumo excessivo de cálcio, enquanto a vitamina D pode ajudar a aumentar a absorção de cálcio e magnésio pelo corpo.
Equilibrar seus níveis nutricionais não só ajuda a aproveitar os benefícios de diferentes vitaminas e minerais, mas também inibe possíveis complicações causadas pelo desequilíbrio nutricional.

Perguntas frequentes sobre o cloreto de magnésio

P: Qual é a fórmula do cloreto de magnésio?
R: A fórmula do cloreto de magnésio é MgCl2, pois consiste em um íon de magnésio e dois de cloro.
P: Para que o cloreto de magnésio é usado?
R: O cloreto de magnésio é utilizado principalmente como suplemento para a deficiência de magnésio. Ele também pode ser utilizado de forma tópica para aliviar dores musculares, melhorar as condições da pele e reduzir a inflamação em peles secas.
P: Como o cloreto de magnésio é produzido?
R: De acordo com um estudo publicado no periódico Resources, Conservation and Recycling, o processo mais comumente utilizado para extrair o cloreto de magnésio da água marinha envolve o uso de calcário calcinado para precipitar o hidróxido de magnésio, que é então tratado com ácido clorídrico para formar o cloreto de magnésio.
P: O que o cloreto de magnésio causa no corpo?
R: O cloreto de magnésio pode aumentar os níveis de magnésio no corpo, o que pode trazer vários benefícios para a saúde, inclusive uma melhora nas funções nervosas, redução nos níveis de glicemia, melhora na saúde cardíaca, estabilização do humor, dentre outros.
____________________________________________________
ATENÇÃO: Apesar de concordar maioritariamente com a opinião deste artigo, penso que cada um/a deve tentar sempre obter mais informação e aconselhamento, em questões de saúde. Somos diferentes e a mudança de hábitos alimentares necessita paciência e adaptação.

Além disso o texto está baseado em realidades "Norte-Americanas", escrito em português do Brasil que apesar de compreensível, pode conter termos não utilizados em Portugal.

Partilho por achar útil. Procure a opinião de um médico, terapeuta ou técnico de saúde, de confiança, antes de seguir indicações encontradas na internet.

Luis Guerreiro
Fonte: Dr Mercola

Comentários

Postagens mais visitadas