Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Fruta de época tem menos agrotóxicos






Apesar de o Brasil ser uma terra de eterna primavera, onde tudo o que se planta dá, e durante o ano inteiro, todo mundo sabe que fruta boa é a de época. E um guia feito pela associação de consumidores Pro Teste dá uma força para quem quer se alimentar de forma saudável e aproveitar melhor o que cada época do ano oferece para o paladar e para o corpo. "Escolher a fruta da estação não representa somente uma economia no bolso. É uma questão de saúde. Quando a fruta está na época certa de maturação, não exige tanta aplicação de agrotóxicos", explica Fernanda Ribeiro, bióloga e pesquisadora da Pro Teste, que criou o calendário de frutas e hortaliças, classificando-as pelos meses ideais para consumo.


Segundo a Pro Teste, portanto, agora o ideal é consumir frutas como a melancia e o melão, ambos ricos em água, com baixo aporte calórico e abundantes em vitaminas do complexo B e vitamina C. A melancia é rica em betacaroteno (um antioxidante que previne o envelhecimento). Já o melão tem minerais como cálcio, fósforo, potássio, ferro, cobre e enxofre, e é fonte de fibras. Outra fruta que também está na época certa é o abacaxi, rico em cálcio e magnésio. Ele contém ferro, fósforo, potássio, vitaminas B e C, pró-vitamina A e a bromelina, que ajuda na digestão das proteínas. A uva, outra fruta de época, fornece boas doses de minerais (cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo) e tem boa quantidade de vitaminas B e C. O figo tem potássio, cálcio, fósforo e vitamina B3, importante para manter o equilíbrio da pele e do sistema nervoso. Além de frutas, o guia do Pro Teste, disponível no site 
www.proteste.org.br, dá dicas sobre outros alimentos, como o o jiló, que é uma boa fonte de minerais como cálcio, ferro e fósforo e tem vitaminas A, B e C em quantidade.

Esta é época certa para também consumir berinjela, rica em água e com uma densidade mineral boa, em especial o potássio. A berinjela também tem pectina e celulose, duas fibras que auxiliam no funcionamento do trato intestinal. O salsão deve ter lugar especial nos pratos: além de também equilibrar o intestino, tem vitamina C, cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio. Mesmo sendo da estação, estes produtos contêm agrotóxicos, embora em menos quantidade. Para retirá-los por completo, Fernanda Ribeiro ensina que eles devem ser lavados cuidadosamente. Folhas devem limpas uma a uma em água corrente, e ficar 30 minutos de molho.

Marlene Strauss, de 72 anos, que frequenta a feira na Rua Ronald de Carvalho, em Copacabana, não abre mão de consumir produtos da época e comprá-los na barraca de Jorge Luiz Cardoso. "Minha barraca está aqui há 40 anos, a maior parte do que está à venda é da estação. Mas o melhor é a simpatia e as receitas que dou. Além de se alimentar bem, todo mundo gosta de ser bem tratado, né?", diz, com muito bom humor, o feirante. 



(Fonte: JB Online 25 / 01 / 2010 )




0 comentários: