Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Suplemento de cálcio aumenta risco de Enfarte do Miocárdio em idosas


Estudo apresentado no "British Medical Journal"

Suplementos de cálcio podem aumentar o risco de Enfarte do Miocárdio em mulheres idosas, segundo uma pesquisa da University of Auckland, na Nova Zelândia, publicada na revista especializada "British Medical Journal".

O suplemento de cálcio é, normalmente, prescrito a mulheres em idade pós-menopausa para ajudar a combater a perda de densidade óssea. Estudos anteriores já tinham indicado que o suplemento poderia até proteger contra doenças vasculares ao diminuir os níveis de colesterol.

Os investigadores acreditam agora que o suplemento pode aumentar o risco de Enfarte do Miocárdio por acelerar o endurecimento dos vasos sanguíneos.

No comunicado publicado no site da universidade, os cientistas dizem ter acompanharam 1.471 mulheres saudáveis, em idade pós-menopausa, durante cinco anos. Todas tomaram suplemento de cálcio ou placebo.

Depois de uma análise pormenorizada dos dados, os cientistas confirmaram 36 Enfartes do Miocárdio entre 31 das mulheres que tomaram o suplemento, em comparação com 22 Enfartes entre 21 mulheres que tomaram placebo.

As taxas de AVC e morte súbita também foram mais altas entre as mulheres que tomaram cálcio, mas os dados não foram conclusivos.

Para o coordenador da investigação, Ian Reid, “parece fazer sentido uma recomendação contra o suplemento de cálcio para mulheres acima dos 70 anos e para aqueles com diagnóstico de doenças cardíacas."

Fonte: ALERT Life Sciences Computing, S.A.

0 comentários: