Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Um terço dos primatas estão ameaçados de extinção

Quase um terço dos primatas do mundo estão em perigo de extinção devido à destruição dos seus habitats, relata um grupo conservacionista. O relatório diz que muitas espécies estão a ser afastadas das florestas onde vivem ou a ser mortos para se obter medicamentos ou alimento.

O resultado desta pesquisa foi apresentado na reunião da Sociedade Internacional de Primatologia (IPS) que decorre na ilha chinesa de Hainan e foi compilado por uma equipa de 60 peritos liderados pela World Conservation Union.
O relatório foca-se no destino das 25 espécies mais ameaçadas a nível mundial, em perigo devido a uma deprimente e longa lista de problemas.
Os autores dizem que todos os membros sobreviventes destas espécies, em conjunto, caberiam num único estádio de futebol.
De particular preocupação são o gibão de Hainan da China e o colobo vermelho Miss Waldron da Costa do Marfim, ambas as espécies com apenas alguns exemplares sobreviventes na natureza.
O relatório consideras que as ameaças são mais fortes para os primatas asiáticos, onde as florestas tropicais estão a ser destruídas diariamente e muitos macacos são caçados ou vendidos como animais de estimação.
Refere também que as alterações climáticas estão a tornar muitas espécies mais vulneráveis.
Os cientistas têm vindo a alertar desde há décadas acerca da crescente ameaça humana para as espécies animais de todo o mundo mas este estudo diz que nos devemos preocupar especialmente com os primatas, quanto mais não seja porque são os nos parentes vivos mais próximos.
Fnte: simbiotica.org, a Rede Simbiótica de Biologia e Conservação da Natureza

0 comentários: