Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Vitamina D e o sol

A vitamina D que conseguimos por nos expormos aos raios Ultra Violeta do sol são críticos e bastante importantes para uma saúde plena.

Há ainda uma relação directa entre a exposição solar e a saúde dos ossos. Sem a vitamina D vinda do sol , os ossos não conseguem obter o cálcio necessário para se fortalecerem. Deficiência de vitamina D pode provocar osteoporose ou piorá-la para quem já a tem.

Tomar sol durante 20 minutos pode ser o melhor método de evitar os resfriados e as gripes, segundo um estudo científico que demonstra que é a vitamina D, e não a C, a que melhor protege contra os vírus que causa essas doenças.

A vitamina D, sintetizada pela ação da luz solar, estimula "a imunidade natural" activando os peptídeos no corpo que atacam as bactérias e os vírus, revela a pesquisa, realizada por cientistas americanos e publicada hoje pelo jornal britânico "The Independent".

Tradicionalmente os médicos aconselham o uso da vitamina C no primeiro sintoma de um resfriado, mas, segundo o estudo, a vitamina equivocada pode estar sendo utilizada.

A vitamina D foi descrita como "a vitamina milagre" pelos cientistas, depois que as pesquisas dos últimos anos descobriram que uma dose diária pode reduzir em 50% o risco de câncer de mama e de cólon.

Os cientistas demonstraram que a vitamina D possui um papel vital para problemas de coração, diabetes e problemas ósseos, entre outras doenças, segundo o jornal.


A vitamina D ou (calciferol) promove a absorção de cálcio (após a exposição à luz solar) , essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes. É uma vitamina solúvel em gordura obtida através da luz do sol e fontes dietéticas. Funcionalmente, a vitamina D atua como um hormônio (uma hormona) que mantém as concentrações de cálcio e fósforo no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado. A vitamina D também regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos.

A vitamina D também é muito importante para crianças, gestantes e mães que amamentam.

* Favorece o crescimento;
* Permite a fixação de cálcio nos ossos e dentes.

A vitamina D é muito importante para manter o nível do cálcio no sangue e para a saúde dos ossos. Tem um papel muito importante na maioria das funções metabólicas e também nas funções musculares, cardíacas e neurológicas. Sem ela uma criança pode ficar raquítica e um adulto pode sofrer enfraquecimento dos ossos. A deficiência da vitamina D pode precipitar e aumentar a osteoporose. Alguns estudos afirmam que a vitamina D atua como um hormônio (hormona) depois de ser hidroxilado no organismo. A carência de vitamina D leva à avitaminose designada por raquitismo.
Doenças por deficiência da vitamina D:

Coração - interfere nos níveis de insulina

Pulmões - sem vit. D não há reparação eficiente das células

Cancer (pulmões, cólon, ovários, próstata) - acredita-se que a vit. D é importante na regulação da produção das células evitando assim a super-produção de células cancerígenas
Diabetes

No diabetes tipo 1 o sistema imunitário destroi as suas próprias células. A vitamina D parece actuar como supressorimunológico. Pesquisadores acreditam que pode prevenir uma resposta agressiva do sistema imunitário.

Tensão Sanguínea Alta (Pressão Arterial Alta)

A vitamina D é usada pelas glândulas paratireóides. Estas secretam um hormônio ( uma hormona) que regulam os níveis de cálcio do organismo. O cálcio em retorno ajuda a controlar a pessão sanguinea, se bem que o mecanismo não seja ainda completamente entendido.


Esquizofrenia
A chance de se ter Esquizofrenia podem estar ligadas com a quantidade de dias de sol nos meses que antecedem o nascimento. A falta de sol pode provocar deficiência de vitamina D, a qual, segundo alguns cientistas acreditam, pode alterar o crescimento do cérebro da criança no utero.

Esclerose Multipla (EM)

A falta da vitamina D limita a produção de 1.25-dihydroxyvitamin D3, a forma hormonal de vitamina D que regula o sistema imunitário, criando um risco de EM.

Raquitismo e osteoporose

A vitamina D é muito importante para manter o nível do cálcio no sangue e para a saúde dos ossos

Fontes: Agência EFE
Wikipedia
The Independente

Para discussão

0 comentários: