Leite e Muco: Por que laticínios são a principal causa de seus problemas de fleuma, muco e congestionamento

Com a corrente situação, todos os passos para melhorar a saúde e reforçar o sistema imunológico, são a primeira linha de defesa a que devemos recorrer.

Retirar leite e derivados como o queijo, a manteiga, yogurts, etc, da nossa alimentação poderá evitar as mais variadas complicações, incluindo infecções virais. - LG


✓ Baseado em evidências
Parece haver muita confusão sobre se o leite e outros produtos lácteos criarem  muco no organismo.
A industria de lacticínios nega que haja qualquer associação entre o leite e o aumento da produção de muco, mas a nível pessoal (incluindo eu) e alguns estudos científicos provaram o contrário.



Polarização em Estudos nutricionais
Em primeiro lugar, gostaria de abordar o fato de que os estudos nutricionais financiados por empresas alimentícias (como a industria de lacticínios) são quase sempre tendenciosos em seu interesse.

Um novo estudo, co-autoria de pesquisadores e analistas de Harvard do Centro de Ciência no Interesse Público (Centre for Science in the Public Interest), descobriu exactamente isso. Eles documentaram polarização generalizada em estudos nutricionais financiados com dinheiro da indústria. O estudo realizado questionou se a ciência por trás das recomendações nutricionais é, de fato, legítima (1).


O Dr. David Ludwig, director do programa de perda de peso clínico do Hospital Infantil de Boston, analisou 206 estudos publicados entre 1999 e 2003. Ele decidiu se concentrar principalmente em leite e outros sumos/sucos de frutas e refrigerantes, já que essas bebidas são "altamente rentáveis e fortemente anunciadas para as crianças".

Ludwig mandou um grupo de pesquisadores analisar as conclusões científicas dos estudos nutricionais sem saber nada sobre o patrocínio financeiro que receberam. Um grupo separado procurou quem financiou os estudos, sem saber nada sobre as conclusões do primeiro grupo.

O que eles encontraram? Quando uma empresa de alimentos paga por um artigo científico, os resultados são oito vezes mais propensos a serem favoráveis aos interesses financeiros da empresa do que se o estudo fosse financiado de forma independente.

Então, é claro, quando vemos estudos financiados pelo Conselho de Latrocínios (Dairy Council) e outras empresas de lacticínios, podemos ter certeza de que os resultados serão favoráveis à indústria leiteira. Isso é semelhante ao que vemos quando o leite é promovido como construção de "ossos melhores", quando na verdade ele faz exactamente o oposto.

De acordo com Kelly Brownell, directora do Rudd Centre for Food Policy and Obesity da Universidade de Yale, "tanto as indústrias de lacticínios quanto as de refrigerantes são notórias por dar dinheiro aos investigadores para fazer estudos que normalmente acham as coisas favoráveis à indústria. E se os estudos são tendenciosos, o que eles parecem ser, não estamos recebendo a imagem correta (2)." Brownell continua dizendo que, embora os estudos sejam publicados e revisados por pares em revistas científicas, ainda não é garantia de que os pesquisadores ou suas conclusões estejam livres de preconceitos.

Se as perguntas são enquadradas em formas de torná-las mais favoráveis ou estudos com conclusões negativas nunca são publicados, sempre considere a fonte de onde as informações que você está olhando vêm. Quem pagou pelo estudo que você está recebendo a informação?

 Lacticínios  e Produção de Muco
Embora eu não seja intolerante à lactose, sofri muito de produção de muco antes de desistir dos lacticínios. Recebo inúmeros e-mails e comentários de pessoas sobre como resolver seus problemas de muco e catarro foram esclarecidos assim que desistiram dos lacticínios. E embora eu reconheça que as experiências de todos são diferentes, eu queria dar uma olhada nos estudos que encontraram lacticínios como um gatilho para a produção de muco.


Se você não está ciente, a caseína é a proteína do leite e geralmente está envolvida na resposta ao muco. E embora eu não apoie, de forma alguma, o uso de animais para estudo, alguns dos estudos que examinam lacticínios e muco envolvem ratos. Talvez um dia possamos superar o uso de animais para estudar e, em vez disso, usar métodos de estudo mais fáceis, como relatos pessoais de como os indivíduos se sentem depois de eliminar um certo grupo alimentar (aka. lacticínios) de suas dietas – assim como eu fiz, e notou mudanças significativas em como me senti.


Estudo #1: a caseína da proteína do leite se rompe no estômago para produzir uma substância chamada casomorfina, que tem efeitos opióides (isso faz sentido do ponto de vista evolutivo, pois a sobrevivência das espécies pode depender de um vínculo materno próximo entre o bebê e a mãe). Receptores opióides nas glândulas mucosas no trato respiratório podem responder à casomorfina do leite, que estimula a produção e secreção de muco dessas glândulas respiratórias. Isso explica por que um subgrupo da população que aumentou a produção de muco do trato respiratório acha que muitos de seus sintomas, incluindo asma, melhoram em uma dieta de eliminação de lacticínios.


Estudo #2: alimentar níveis mais altos de proteína animal dietética (como caseína usada neste estudo) aumenta o dano do DNA colono e afina a barreira do muco colono em ratos. O afinamento da barreira do muco natural no cólon muitas vezes leva a questões como síndrome do intestino irritável (todos temos células mucosas em nosso corpo (é uma coisa boa, e protege os órgãos). É quando damos ao corpo alimentos irritantes, como lacticínios, quando a produção de muco entra em overdrive). Isso leva à produção modificada de muco no cólon e pode resultar em coisas como muco aparecendo nas fezes. Eu sofria de síndrome do intestino irritável, e uma vez que desisti de lacticínios, não sofria mais dos sintomas (incluindo muco nas fezes).


O Centro Médico da Universidade de Maryland afirma em seu site que reduzir os sintomas da fibrose cística, eliminar potenciais alergênicos alimentares e alimentos que aumentam a produção de muco, incluindo lacticínios (leite, queijo, creme de leite e sorvete), trigo (glúten), soja e milho, e comer mais alimentos que diminuem a produção de muco como alho, cebola, agrião, rabanete, mostarda, salsa, aipo e limão.

WebMD, um site médico popular também apoia a hipótese de que a catarata pode ser piorada com a ingestão de produtos lácteos como leite, sorvete e queijo. Dr. Neil L. Kao, MD, professor associado de medicina na Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Sul diz no WedMD que a razão pela qual as pessoas produzem mais muco quando bebem leite é por causa da rinite gustativa. Rinite gustativa é uma reação reflexa desencadeada pela alimentação. É também por isso que seu nariz funciona quando você come pimentas quentes – a mesma coisa acontece quando algumas pessoas consomem produtos lácteos. Pimentas quentes são irritantes, assim como lacticínios. Rinite significa inflamação das passagens nasais, e quando o corpo desencadeia a resposta inflamatória, geralmente significa que está tentando se proteger ou se reparar de danos (também conhecidos como do irritante (lacticínios) que você coloca em seu corpo).

A Clínica Mayo também afirma que beber leite torna a fleuma mais espessa e irritante para sua garganta do que normalmente seria quando você tem uma dor de garganta. Infelizmente, o mesmo se aplica a quando sua garganta não está dolorida – você simplesmente não nota tanto quando sua garganta não está dolorida e irritada.

Estudos financiados pela indústria leiteira
Para demonstrar apenas alguns estudos (entre muitos outros) que são financiados pela indústria de lacticínios, vou deixar uma pequena lista abaixo. Esses estudos, é claro, só mencionam resultados positivos. Você nunca encontrará um resultado negativo do estudo sendo financiado pela indústria de lacticínios.

Estudo #1 – Financiado pela Estação Federal Suíça de Pesquisa para Produção Animal e Produtos Lácteos (ALP).

Estudo #2 – Financiado pela Global Dairy Platform, Dairy Research Institute e Dairy Australia. Um autor do estudo recebeu o Prêmio Internacional de Nutrição leiteira Wiebe Visser do Grupo Utrecht da Associação Holandesa de Lacticínios (NZO). Outro autor do estudo é o destinatário de bolsas de pesquisa da Fundação Dinamarquesa de Pesquisa em Lacticínios, da Plataforma Global de Lacticínios, do Conselho Dinamarquês de Agricultura e Alimentos e do Fórum Europeu de Leite da GEIE.


Estudo #3 – O autor principal do Estudo, Jonathon Maguire, tem uma longa história de recebimento de dinheiro da indústria leiteira e de estudos de publicação com conclusões infundadas favoráveis à indústria leiteira (3). Neste estudo, sugere-se que o leite de vaca é essencial para a obtenção de vitamina D, mas o problema aqui é que a vitamina D não é sequer encontrada naturalmente no leite – é artificialmente adicionada por processadores de leite. O melhor lugar para obter vitamina D? O sol. Este estudo foi um projeto do TARGet Kids, que lista como financiadores – Lacticínios de Ontário e do Instituto Danone.

Estudo #4 – Totalmente financiado pela indústria leiteira, incluindo o Instituto de Pesquisa de Lacticínios e a Fundação Dinamarquesa de Pesquisa em Lacticínios. O estudo foi criticado em uma carta ao editor da revista, e afirmou que as "dietas experimentais foram aparentemente projetadas para que a conclusão possivelmente desejada pudesse ser tirada (4)."

A Sociedade Nacional de Osteoporose também alertou que as dietas, que cortam os lacticínios, poderiam ser uma "bomba relógio" para a saúde óssea dos jovens, uma reivindicação feita após a Sociedade realizar uma pesquisa que descobriu que um quinto dos menores de 25 anos cortou ou desistiu completamente dos lacticínios.

O que esta pesquisa assustadora não menciona é que a Sociedade Nacional de Osteoporose é financiada por uma empresa de lacticínios – Yoplait (5) – e que a empresa "doa anualmente para a Sociedade Nacional de Osteoporose no Reino Unido e a Osteoporose Irlandesa na Irlanda (6)."

É claro que essa é uma informação falsa que a Sociedade Nacional de Osteoporose está espalhando, pois crianças e adultos podem obter cálcio de fontes de alimentos vegetais como couve, sementes de gergelim, quiabo, figos secos, sementes de chia, amêndoas e muito mais. O cálcio de fontes à base de plantas é realmente melhor para você do que lacticínios, já que a alta acidez em lacticínios realmente tampona o pH no corpo, retirando minerais alcalinos (como cálcio) dos ossos.

Você consegue cálcio suficiente das plantas?
Resposta rápida: sim!

Muitas pessoas não sabem que certos alimentos vegetais são ricos em cálcio. Isso porque a indústria de lacticínios pressiona tanto seus produtos através do marketing e da publicidade que eles têm uma sociedade completamente lavada para pensar que os lacticínios são a única maneira de obter cálcio.

Isso está longe da verdade!
Alimentos vegetais são, na verdade, algumas das melhores fontes de cálcio. Há duas razões para isso.

  1. Lacticínios são altos em acidez e alimentos vegetais são alcalinos. A alta acidez dos lacticínios realmente faz com que o corpo puxe minerais alcalinos dos ossos (como cálcio e magnésio), tornando-os mais fracos e mais propensos a fracturar. Os alimentos vegetais, por outro lado, são ricos em minerais e não tiram minerais alcalinos de nossos ossos.
  2. Alimentos vegetais são apenas ricos em cálcio, ponto final! Tudo, de bok choy a couve e 
  3. vegetais folhosos verdes. Apenas duas colheres de sopa de sementes de chia contêm seis vezes a quantidade de cálcio encontrada em um copo de leite! Você pode encontrar uma lista completa de alimentos à base de plantas ricos em cálcio aqui.
Então, em vez de pegar um recipiente de lacticínios da próxima vez que estiver no supermercado, por que não buscar leite de coco? Sugiro fazer seu próprio leite de aveia ou amêndoa, porque é muito mais fácil (e mais barato) do que comprar o seu próprio! A maior parte do leite de amêndoas nas lojas é regada com outros ingredientes também, então, fazendo o seu próprio, você vai ter certeza que você está apenas recebendo as coisas boas.


Ponto-chave
Enquanto muitos acreditam que o leite não é a causa do muco – estudos dizem o contrário. Os estudos que afirmam que os lacticínios não criam muco são diretamente financiados pela indústria leiteira, então o viés maciço reside em dados resultantes.

Independentemente dos estudos e da ciência, quando as pessoas começarão a ouvir seu corpo e reconhecer o que certos alimentos provocam em seu corpo após o consumo? O que você acha? Você nota alguma diferença quando você para de consumir lacticínios?

Sobre o Autor
Carly Fraser tem seu BSc (Hons.) Formado em Neurociência, é dono e fundador da Live Love Fruit. Actualmente, ela vive em Winnipeg, Manitoba, com uma determinada missão de vida para ajudar a inspirar e motivar os indivíduos a pensar criticamente sobre o que colocam em seus corpos e encontrar equilíbrio através da nutrição e estilo de vida. Ela ajudou centenas de milhares de indivíduos a se reconcertarem com seus corpos e aprenderem o amor próprio através de hábitos alimentares adequados e vida natural. Ela adora fazer ioga, dançar e mergulhar na natureza.

Parcialmente traduzido e adaptado por Luis Guerreiro


Original em Inglês Live Love Fruit

Referências:

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0306987709007233
https://pdfs.semanticscholar.org/69fa/2252793c5bc009674c8c2ae05290b3e6a39d.pdf
https://www.umm.edu/health/medical/altmed/condition/cystic-fibrosis
https://www.webmd.com/allergies/features/the-truth-about-mucus#2
https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/common-cold/expert-answers/phlegm/faq-20058015
https://www.researchgate.net/profile/Brunello_Wuethrich/publication/7397206_Milk_consumption_does_not_lead_to_mucus_production_or_occurrence_of_asthma/links/0046352926073c4266000000.pdf
http://centaur.reading.ac.uk/69985/7/art%253A10.1007%252Fs10654-017-0243-1.pdf
http://pediatrics.aappublications.org/content/early/2012/12/12/peds.2012-1793
https://arstechnica.com/science/2017/06/milk-alternatives-stunt-kids-height-says-doctor-with-dairy-industry-ties/
https://targetkidssu.wordpress.com/about/our-supporters/
http://ajcn.nutrition.org/content/early/2015/07/15/ajcn.115.109116.abstract
https://www.researchgate.net/publication/289980179_Reply_to_W_Lin_and_R_Wang
http://www.calinplus.co.uk/national-osteoporosis-society
https://groceries.asda.com/product/active-health/yoplait-calin-yogurt-vanilla-flavour/910000859280
https://livelovefruit.com/calcium-rich-plant-foods/
https://livelovefruit.com/20-plant-foods-that-contain-more-calcium-than-milk/

Comentários

Postagens mais visitadas