Como branquear brancos sem lixívia ou cloro

Há muito que a lixívia é utilizada para desinfetar superfícies e para branquear coisas. Os riscos ambientais e para a saúde da lixívia são bastante conhecidos. Além disso, a lixívia é dura na sua roupa ou outros têxteis, fazendo com que as fibras se decomponham mais rapidamente!


Quatro ingredientes domésticos
O nosso leitor perguntou especificamente sobre a limpeza/branqueamento de um tapete de área. Usei pessoalmente este método numa rede branca e, como pode ver no tutorial, uma capa de almofada branca. Esta receita é segura, fácil, barata, e deve funcionar em qualquer um dos seus brancos laváveis!  Eis o que precisa:

1 xícara/chávena de peróxido de hidrogénio  (água oxigenada em Portugal)

1/2 xícara/chávena  de bicarbonato de sódio

1/4 xícara/chávena  de suco de limão

4-8 xícara/chávenas de água

Uma tigela grande ou recipiente

O sol

Direções:
Numa tigela grande ou num recipiente (talvez uma banheira grande para um tapete), combine bicarbonato de sódio, peróxido e sumo de limão. Cuidado, vai borbulhar muito! Adicione a água e misture bem. Sugiro começar com os 8 copos de água e, em seguida, fazer uma solução mais concentrada se não tiver o poder de branqueamento que precisa.

Mergulhe o seu item(s) na solução. Se possível, coloque-o ao sol para até absorver o liquido. O sol ajuda a aumentar o poder de branqueamento do sumo de limão! Mergulhe por várias horas, ou durante todo o dia, se possível.

Retire da solução e enxagúe bem com água. Se o artigo for algo que vai passar a ferro, passe-o primeiro na máquina de lavar. O calor elevado tornará qualquer sumo de limão residual uma cor acastanhada, desfazendo o efeito de branqueamento. Não vais querer isso. Se puder, pendure o seu item(s) para secar à luz do sol.


Tradução e adaptação: Luis Guerreiro
Fonte:greenlivingideas.com

Comentários

Postagens mais visitadas