Equilibrando alimentos ácidos/alcalinos


Artigo previamente publicado no site Ggompa do geocities, agora desactivado...


Um surpreendente número e variedade de problemas físicos e doencas pode ser causado pelo problema de alimentos que são produtores de acidez após a digestão.
Hoje a vasta maioria da população nas nações industrializadas sofre de problemas causados pelo estresse da acidose, porque tanto o estilo de vida moderno como a dieta promovem a acidificação do ambiente interno do corpo.
A atual dieta ocidental típica é largamente composta de alimentos formadores de ácidos (proteínas, cereais, acúcares). Alimentos promotores de alcalinidade como os vegetais são consumidos numa escala muito menor. Estimulantes como tabaco, café, chá e álcool são também extremamente acidificantes. O estresse e atividade física (tanto o insuficiente como o excessivo) também causam acidificação.



Muitos alimentos são alcalinizantes por natureza, mas alimentos processados são na maioria acidificantes. É importante consumir pelo menos 60% de alimentos alcalinizantes em nossa dieta, para se manter a saúde. 

Precisamos abundancia de frutas frescas e particularmente vegetais (alcalinizantes) para equilibrar nossa necessidade de consumo de proteínas (acidificantes).

E nós precisamos evitar alimentos processados, doces ou carboidratos simples, não apenas porque eles são acidificantes mas também porque eles elevam o índice de açúcar no sangue muito rápido (alto 
índice glicêmico, portanto engordam); além de serem pobres em nutrientes ainda podem ser intoxicantes.
Qual o pH do corpo?
A água é o composto mais abundante no corpo humano, 70% . O corpo contém uma gama enorme de soluções, as quais podem ser mais ácidas ou menos ácidas.

pH (potencial de Hidrogênio) é a medida da acidez ou alcalinidade de uma solução- a relação entre íons positivamente carregados (acidificantes) e íons negativamente carregados (alcalinizantes). O pH de qualquer solução é a medida de sua concentração de íons Hidrogênio.

Quanto maior o índice do pH, mais alcalino e mais rico em Oxigênio o fluido é. Quanto menor o pH, mais ácido e pobre em Oxigênio é o fluído. o pH varia de 0 a 14, sendo 7 o índice de neutralidade. Tudo acima de 7 é alcalino, e abaixo de 7 é considerado ácido.
O sangue humano deveria ser levemente alcalino (7,35 - 7,45). Abaixo ou acima dessa faixa significa sintomas e doença.
Se o pH do sangue se move para baixo de 6,8 ou acima de 7,8 as células param de funcionar e o corpo morre. O corpo portanto se esforça em equilibrar o pH. Quando esse equilíbrio é comprometido, muitos problemas podem ocorrer.

Uma dieta desequilibrada alta em alimentos acidificantes tais como proteínas, açúcar, cafeina e alimentos processados exerce uma pressão no sistemas de regulação do corpo para manter a neutralidade do pH.

A estocagem extra requerida pode debilitar o corpo de substancias minerais alcalinas como sódio, potassio, magnésio e cálcio, fazendo a pessoa tender a ter doencas crônicas e degenerativas.

Os minerais são "emprestados" de órgãos vitais e ossos para compensar (neutralizar) a acidez e remove-la com segurança do organismo.

Por causa desse esforço, o corpo pode sofrer dano severo e prolongado- uma situação que pode ocorrer sem detecção por anos.

Problemas de Saúde causados por acidose
Se vc tem um problema de saúde, muito provavelmente está sofrendo de acidose. As pesquisas mostram que a menos que o pH do corpo esteja levemente alcalino, o corpo não pode auto curar-se. Assim, independente de que método que vc use para cuidar da saúde, ele não será eficaz enquanto seu pH não estiver equilibrado. Se seu pH não estiver equilibrado, voce não pode, por exemplo, assimilar vitaminas, minerais e suplementos nutricionais. O pH de seu corpo afeta TUDO.

A acidose diminuirá a capacidade do corpo de assimilar minerais e outros nutrientes, diminuirá a produção de energia nas células, diminuirá a capacidade do seu organismo de reparar células doentes, diminuirá a capacidade do organismo de livrar-se de minerais pesados, auxliará a reprodução de células de tumores, e fará o corpo mais susceptível de fadiga e doencas.
Um pH ácido pode ocorrer devido a uma dieta acidificante, estresse emocional, sobrecarga de toxinas, e/ou reações so sisteme imunológico ou qualquer processo que dificulte as células de absorver oxigenio ou outros nutrientes. O corpo tentará compensar o pH acídico usando minerais alcalinos. Se a dieta não contiver minerais suficientes para compensar, ocorrerá uma acidificação celular. Acidose pode causar os seguintes problemas:.


Dano cardiovascular.
Ganho de peso, obesidade e diabetes.
Problemas da bexiga.
Pedras nos rins.
Deficiencia imunológica.
Aceleração do dano por radicais livres.
Problemas hormonais.
Envelhecimento prematuro.
Osteoporose e dor nas juntas.
Dores musculares e aumento do ácido lático.
Baixa energia e fadiga crônica.
Digestão e eliminação lentas.
Aumento de fermentações e fungos.
Falta de energia, fadiga.
Baixa temperatura corporal.
Tendencia a contrair infecções.
Perda de iniciativa, prazer, e entusiasmo.
Tendencias depressivas.
Exaustão rápida.
Compleição pálida.
Dores de cabeca.
Inflammação da córnea e palpebras.
Amolecimento e dolorimento nos dentes.
Gengivas sensíveis, inflamadas.
Úlceras estomacais e da boca.
Fissuras no canto dos lábios.
Excesso de ácidos no estômago.
Gastrite.
Unhas finas e quebradicas.
Cabelos secos, quebradicos e queda.
Pele seca.
Irritação da pele.
Caimbras nas pernas.










ácido     faixa de variacao de pH, corpo saudável     Alkalino
pH strip



Teste a acidez/alcalinidade de seu corpo com as tiras de papel de teste de pH

"É recomendável que você teste seus níveis de pH para determinar se o pH do seu corpo precisa de atenção imediata. Usando tiras de teste de pH (papel Litmus), você pode determinar o seu fator de pH de maneira rápida e fácil na privacidade de sua própria casa.
A melhor hora para testar seu pH é por volta de uma hora antes de uma refeição ou duas horas depois da mesma.

Teste do pH da Saliva:
Simplesmente molhe um pedaço de papel Litmus com a sua saliva. Apesar da saliva geralmente ser mais ácida que o sangue, o pH salivar espelha o do sangue e nos diz o que o corpo retém. É um indicador justo da saúde dos fluídos extracelulares e de suas reservas minerais alcalinas. O pH ótimo para a saliva é de 6.4 a 6.8. Uma leitura abaixo de 6.4 indica insuficiência de
reservas alcalinas. Depois de comer, o pH da saliva deve subir para 7.5 ou mais. Um desvio do pH salivar ideal por um tempo longo é um convite à doença.
Se a sua saliva permanece entre 6.5 e 7.5 o dia todo, seu corpo está funcionando dentro de uma faixa saudável.
Acidose, a permanência por um tempo longo no estado de pH ácido, pode resultar em artrite reumatóide, diabete, lúpus, tuberculose, osteoporose, pressão sanguínea alta, a maior parte dos cânceres e muito mais. Se o pH salivar permanece muito baixo, a dieta deve enfocar em frutas, vegetais e água mineral, bem como procurar remover acidificantes fortes como sodas, trigo integral e
carne vermelha.
Teste do pH da Urina:

O pH da urina indica como o corpo está trabalhando para manter o pH apropriado do sangue. A urina revela os ciclos metabólicos alcalinos (construtores-anabólicos) e ácidos (degradativos-catabólicos). O pH da urina indica os esforços do corpo para regular o pH através dos 'buffer salts" e hormônios, via rins, supra-renais, pulmões e gônadas. A urina pode prover um quadro bastante preciso da química do corpo, porque os rins filtram os "buffer salts" da regulação do pH e proporcionam valores baseados naquilo que o corpo
está eliminando. O pH da urina pode variar de 4.5 a 9.0 nos extremos, mas a faixa ideal está entre 6.0 e 7.0. Se o seu pH urinário flutuar ente 6.0 e 6.5 logo de manhã e entre 6.5 e 7.0 à noite após o jantar, seu corpo então está funcionando dentro de uma faixa saudável.
O teste da urina pode indicar quão bem seu corpo está excretando ácidos e assimilando minerais, especialmente cálcio, magnésio, sódio e potássio. Estes minerais funcionam como "buffers". "Buffers" são substâncias que ajudam a manter e equilibrar o corpo contra o excesso de acidez ou alcalinidade. Mesmo com quantidades apropriadas de "buffers", níveis ácidos ou alcalinos podem se
tornar estressantes para os sistemas reguladores do corpo. Quando o corpo produz desta acidez ou alcalinidade, ele deve dispensar o excesso. A urina é o método utilizado pelo corpo para remover qualquer excesso de substâncias ácidas ou alcalinas que não puderem ser "buffered". Se o sistema de "buffering"  do corpo estiver sobrecarregado, um estado de "auto-intoxicação" 
ocorre, e deve-se atentar para uma redução deste stress.


Alimentos: são eles alcalinizantes ou acidificantes?Note que a tendência de um alimento para gerar acidez ou alcalinidade no corpo não tem nada a ver com o real pH da comida em si mesma. Por exemplo, limões são bastante ácidos, entretanto os produtos-finais dos mesmos após a digestão e assimilação são bastante alcalinos, portante limões geram alcalinidade no corpo. Da mesma maneira, a carne possui um pH alcalino antes da digestão mas deixa resíduos ácidos no corpo, então, como quase todos os produtos de origem animal, a carne é classificada como acidificante.
É importante que sua ingestão diária de alimentos aja de maneira a equilibrar naturalmente o pH do corpo. Para manter a saúde, a dieta deve consistir de pelo menos 60% de alimentos alcalinizantes e de no máximo 40% de alimentos acidificantes. Para reconstituir a saúde, a dieta deveria consistir de 80% de alimentos alcalinizantes e 20% de alimentos acidificantes.





 CATEGORIA DO ALIMENTOMuito AlcalinoAlcalinoPouco AlcalinoPouco AcidoAcidoMuito Acido
FEIJOES,  VEGETAIS, LEGUMESAsparago, cebola, Sucos de vegetais, salsa, espinafre cru, Brocole, Alho, capim de cevadaquiabo, abóbora, feijão verde (favas), Beterraba, salsão, alface,abobrinha, batata doce, alfarrobaCenoura, Tomate, milho verde, cogumelo, repolho, ervilha, Couve-flor, nabo,  casca de batata, azeitonaEspinafre cozido, alguns tipos de feijõesBatata (sem casca), Feijões (varios tipos)
FRUTALimão, Melancia, Lima, Grapefruit, Manga, mamãoTâmara, Figo, Melão,Uva, Mamão, Kiwi, Amoras, Maca, Pera, Uva passaLaranja, Banana, Cereja, Abacaxi, Pêssego, AbacateAmeixa, Suco de fruta processadoCereja azeda, Ruibarbo, fruta enlatadaBlueberries, Cranberries, Ameixa seca, Suco de Fruta Adoçado
GRAOS, CEREAIS      Amaranto, Milheto, Lentilha, milho doce, QuinoaPão de centeio, Trigo germinado Pão de trigo, Spelt (Triticum spelta, Dinkel em alemão),  Arroz integralArroz branco, Milho, Trigo sarraceno, Aveia, CenteioTrigo, Pão branco, Massas assadas,biscoitos (espagueti, macarrão, pizza, etc)
CARNES         Fígado, Ostras, PeixesPeru, Galinha, CarneiroCarne de vaca, Carne de porco, Mariscos
OVOS E LATICINIOS   Leite materno Queijo e leite de soja, Queijo e leite de cabra, ricotaOvo, Manteiga, Iogurte, Queijo fresco, Creme de leiteLeite cruQueijo, Leite homogeneizado, Sorvete, Pudim
NOZES E SEMENTES   AmendoasCastanha portuguesa, Castanha do Pará, Avelans, CocoSementes de  abóbora, gergelim e de girassolNoz pecan, castanha de caju, PistacheAmendoim, Noz de natal (Juglans)
ÓLEOSÓleo de olivaÓleo de linhaca comestível Óleo de Canola (Canola é uma variedade de Colza criada no Canadá)
* Ver Nota abaixo
Óleo de miulho, Óleo de girassol, Margarina, Toucinho      
BEVERAGESChás de ervas, Água com limãoChá verdeChá de gengibreChá, CacauCafé, VinhoCerveja, Bebidas alcoólicas, Refrigerantes
ADOÇANTES,  CONDIMENTOSEstéviaMelaço de bordo (Maple Syrup), melaço de arrozMel in natura (centrifugado a frio), RapaduraMel processado Acúcar branco,  Acúcar mascavo, Melaços, Geléias, Maionese, Mostarda, VinagreAdoçante artificial, Chocolate
NT...Acrescentamos alguns termos e explicações entre parenteses na tabela acima, para facilitar a compreensão. Explicamos no ítem "óleo de canola", que esta é uma variedade de colza desenvolvida no Canadá. Ultimamente o alrde dos benefícios da Canola foi desmentido bem como as muitas desvantagens desse óleo. Posteriormente foi criada a canola transgênica pela monstruosa empresa Monsanto. Óleo de Canola nao era uma boa opcao e agora muito pior. 



Desintoxique com frutas e sucos de vegetais
Todos os sucos de frutas e vegetais crus sao alcalinizantes. (As frutas se tornam mais acidificantes se forem processadas e principalmente se adoçadas com açucar refinado)

A ciência: Porque os ácidos limões sao alcalinizantes?
A resposta é simplesmente porque quando o digerimos, ele produz um resíduo alcalino. Porisso o classificamos como alimento alcalino. Quando digerimos um alimento, este é quimicamente oxidado ("queimado") para formar água, dióxido de carbono e um composto inorgânico. A natureza alcalina ou ácida desse composto inorgânico que foi formado é que determina se o alimento é alcalinizante ou acidificante. Se o composto inorgânico contiver mais sódio, potássio ou cálcio, é classificado como alimento alcalino. Se contiver mais enxofre, fosfato ou cloro, é classificado como um alimento acidificante.



Que diferença faz ter sangue ácido (tóxico)?
Para seu corpo se manter vivo e saudável, ele mantem um delicado e preciso equilíbrio do pH do sangue em 7,365, o qual é levemente alcalino (acima de 7 é alcalino). O corpo faz tudo o que for necessário para manter esse equilíbrio. O problema é que as pessoas tem em geral estilos de vida incrivelmente acidificantes. Ácidos sao produzidos no corpo sempre que voce sente estresse, emoções negativas ou quando voce consome alimentos acidificantes. 
A dieta típica das pessoas é acidificante. O que ocorre quando seu corpo está mais ácido? Seu corpo armazena excesso de ácidos em células de gordura (por isso é tão difícil, para muita gente, perder peso). Com o tempo, seu corpo retira cálcio e outros recursos alcalinos dos ossos em uma tentativa desesperada de manter o equilíbrio do pH (essa é a razão pela qual as pessoas "encolhem" com a idade).
Seu sangue desempenha um papel importante em sua saúde e energia: ele carrega oxigênio para suas células! Isso lhe dá energia, e é o que o mantem vivo. O sangue também desempenha um papel chave no quão energizante seu sono será.
Abaixo uma gravura de células de sangue saudáveis:


blood clean



Observe como as células sanguíneas estao separadas umas das outras. Como resultado, seu sangue se move livremente por todo seu corpo, e penetra nos minúsculos vasos capilares, e faz voce sentir que seu corpo está recebendo energia. Durante o sono, o sangue, estando adequado, flui e a hidratacao é importante. Quando seu sangue está como na figura acima, seu sono é realmente energizante e voce precisa de menos horas de sono.
As células sanguíneas tem uma carga negativa na parte externa e positiva na interna. Isso é o que as mantem saudáveis a separadas umas das outras. Entretanto, quando seu corpo está acidificado, as células do sangue perdem sua carga negativa. As células não mais terão aquela forca de repulsão e se agomeram, como na figura abaixo:


blood toxic


Quando as células de seu sangue estao "amontoadas" elas nao mais podem entrar nos minúscuilos vasos capilares  (Nota: as extremidades, as pontas das veias) de seu corpo e levar o oxigênio vital às células. O sangue não mais terá condições de dar à todas as células de seu corpo os efeitos energizantes e rejuvenecedores. Essa é a maior razão pela qual algumas pessoas se sentem horríveis quando acordam, e porque precisam dormir mais. E é também, porque voce tende a acordar sentindo-se desidratado.  .
A maioria de nós, desde a infância, é condicionado por nossos pais a temer as doencas e os "micróbios". Isso ocorre com frases do tipo: "Coloque o suéter ou vai pegar um resfriado!"  ntretanto, a verdade é que a maioria de nós cria um ambiente intoxicado em nosso organismo e é isso que provoca doencas e um estado quase constante de fadiga. Isso nao acontece A VOCÊ, na verdade é VOCÊ que é o responsável pela ocorrência de doencas. 


Aqui está um bom exemplo: imagine que você tem um peixe-dourado em um aquário e que um dia você viu que o peixe estava começando a parecer bastante doente. Você também nota que a água está um pouco suja. O que parece mais sensato?
Tirar o peixe da água e tentar consertá-lo? Ou trocar a sua água? Provavelmente é a água que está deixando o peixe doente, o problema não é o peixe em si mesmo. Quando você trocar a água, o peixe ficará mais saudável. O fato de que o peixe está doente é na verdade um sintoma do ambiente pouco saudável, não um problema em si.



Fato: nossos corpos são mais do que 70% de água! E a maior parte do tempo, por causa de nossas dietas, emoções e estilo de vida, a "água" de nossos corpos está ácida em excesso, e mais claramente: tóxica. No entanto, mesmo sabendo disso, a medicina moderna convencional põe muito mais atenção na luta contra os sintomas, e não reconhece a raiz do problema.
Há algumas outras coisas que podem ser feitas, como complemento à dieta, para ajudar a corrigir este desequilíbrio excessivamente ácido. Entre elas estão a ingestão de enzimas em forma de suplemento, cálcio orgânico e suplemento de
magnésio, minerais coloidais, vitamina A e D, e beber sucos de vegetais alcalinos (cenoura, salsão e beterrada) e uma bebida de limão/xarope de bordo (
maple syrup).

Podemos remediar nossos corpos com excesso de acidez em curto prazo com suplementos alcalinizantes, mas além disso, devemos também escolher uma dieta que esteja equilibrada do lado dos alimentos alcalinizantes. Felizmente a maioria destes também tem um indice glicêmico baixo, cuidando do segundo fator essencial na criação de uma dieta saudável. Garanta um nível de Omega 3
adequado com peixes oleosos na sua dieta, outro fator essencial, e então poderemos ter certeza de que teremos vidas longas e saudáveis.

Se você quiser saber mais a respeito de mudanças em sua dieta para conseguir um máximo de energia, confira o livro de Dr. Robert O. Young, "
The pH Miracle". Ele contém infomação a respeito de como as doenças se manifestam, como desentoxicar-se e manter uma saúde equilibrada, juntamente com informações sobre dieta e receitas."

Artigo do antigo site ggompa do desaparecido geocities

Texto original, em inglês, aqui:
http://www.trans4mind.com/nutrition/pH.html

Comentários

Postagens mais visitadas