Evitar o cancro/cancer com frutas e vegetais

Comer entre 400 a 800 g por dia de frutas e vegetais, pode contribuir para uma diminuição do risco de cancro em 20%. Vegetais verdes, cenouras, tomate e citrinos parecem ser particularmente interessantes. Quanto mais comer mais previne esse risco.




Os mais eficazes na protecção contra o cancro parecem ser as hortaliças, legumes e frutos muito coloridos e três brancos: maçã, alho e cebola. Ingerir todos os dias entre 600 a 800 gramas de cereais, leguminosas, raízes, tubérculos..., preferindo os alimentos não processados industrialmente.


O cereais e amiláceos devem se de preferência de origem integral, os grãos e sementes devem ser germinados para potenciar o seu valor nutricional. Podem ser usados em sumos/sucos, ou pães ou bolos feitos em desidratador, ou secos ao sol. A própria batata doce pode ser cortada fina e desidratada.


A maioria dos legumes são uma excelente fonte de hidratos de carbono não havendo necessidade de recorrer aos farináceos processados como a farinha branca ou as massas. Se houver desejo de comer esses tipo de alimentos dê preferência aos integrais.


Se come carne lembre-se: As carnes vermelhas e as industrialmente processadas (chouriço, salsichas, fiambre,presunto...) tem gorduras que, por si só, aumentam o risco de cancro do pulmão, cólon e recto, mama, endométrio e próstata. O peixe constitui uma alternativa à carne. Os peixes gordos como a sardinha, o salmão, as enguias, peixe espada preto (pode no entanto conter índices elevados de mercúrio), parecem ter algum contributo na prevenção de doenças cardiovasculares e dos cancros. Em termos funcionais a linhaça e o cânhamo contêm os meus óleos essenciais existentes nos peixes e são um alternativa bem mais saudável.


Comer gorduras de qualidade provenientes de nozes, amêndoas, linhaça, abacate e óleos prensados a frio, incluindo o azeite extra virgem, entre outros.


Limitar o consumo de sal para cerca de 6 gramas por dia, preferindo o sal marinho. Condimentar com ervas e sumo de limão quando apropriado, para reduzir o consumo de sal. Usar molho de soja (sem açúcar) de origem biológico/orgânico.




Não ingerir alimentos total ou parcialmente carbonizados; sejam de origem vegetal ou não; atenção às gorduras na confecção dos alimentos. Não cozinhar excessivamente os alimentos, vegetais ou não. É frequente nos grelhados, fritos e assados, o aparecimento de zonas carbonizadas. Os fumados de forma caseira ou industrial apresentam o mesmo problema já que todas contêm nitritos que se transformarão em carcinogénios no estômago. A maioria das gorduras são alteradas pelo calor, tal como a manteiga, margarina e variados óleos.

Adaptado por Luís Guerreiro de um artigo do Dr. João Breda, Nutricionista, "Como comer e evitar o cancro?"



Comentários

Postagens mais visitadas