Consumo de pistácios pode reduzir risco de cancro do pulmão


Comer pistácios diariamente pode reduzir o risco de desenvolver cancro do pulmão e outros tumores malignos, segundo um novo estudo da Universidade do Texas.

Os pistácios são uma boa fonte de um tipo de vitamina E, chamado gama-tocoferol, com grande poder antioxidante. «É sabido que a vitamina E proporciona protecção contra certas formas de cancro. E consumos mais elevados de gama-tocoferol podem reduzir o risco de cancro do pulmão», afirmou Ladia M. Hernandez, nutricionista de investigação do M.D. Anderson Cancer Center da Universidade do Texas.

O estudo incluiu 18 pessoas que ingeriram 68 gramas (cerca de 117 grãos) de pistácios por dia, durante quatro semanas, e 18 pessoas no grupo de controlo, que não adicionaram os pistácios à sua dieta normal.

Ao longo do estudo, as pessoas que consumiram pistácios apresentaram níveis significativamente mais elevados de gama-tocoferol no sangue.

Os resultados foram apresentados recentemente, numa conferência de prevenção do cancro, patrocinada pela American Association for Cancer Research.

«Os pistácios são um dos frutos secos bons para a saúde e duas doses por dia poderiam ser integradas nas estratégias alimentares, destinadas a reduzir o risco de cancro do pulmão, sem alterações significativas no Índice de Massa Corporal (IMC)», aconselha Hernández.

2010-01-07

Fonte: Sapo

Comentários

Postagens mais visitadas