Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O Poder Verde da CLOROFILA



Substância exclusiva das plantas, a clorofila é hoje um suplemento alimentar de respeito na nutrição humana. sem contra-indicações e rica em elementos essenciais ao bom funcionamento do organismo, tem a capacidade de promover a saúde e a qualidade de vida de quem acredita nos benefícios do "sangue verde".

A clorofila é o pigmento verde das plantas que, através da fotossíntese, permite transformar a energia solar em alimento. Uma substância há muito responsável pela nutrição dos vegetais, mas que só no século XX se assumiu como suplemento essencial na alimentação humana, depois do químico alemão Richard Willstatter ter descoberto a semelança entre a molécula de clorofila e a hemoglobina do sangue. Um néctar 100% natural, não tóxico e altamente nutritivo, que pose ser consumido em todas as idades, seja diluído em água, em leite ou misturado com sumos de frutas.

Fonte nutritiva. Com mais de 100 nutrientes, a clorofila é considerada, por muitos, o alimento do futuro. Tem alto teor de oxigénio e contém todos os minerais conhecidos, além de diversas vitaminas, proteínas, 18 tipos diferentes de aminoácidos, antioxidantes e sete enzimas importantes. O chamado "sangue verde" é composto por vitamina A (betacaroteno) - fortalece os ossos, a visão, o crescimento e a reprodução -, vitamina B - combate o stress, ajuda o sistema digestivo e favorece o sistema nervoso-, vitamina C - melhora a saude dos dentes, pele, musculos e articulações -, vitamina E - é antioxidante, protege o coração e previne a degeneração muscular - e vitamina B-17 - previne certos tipos de cancro.
A clorofila possui ainda uma boa quantidade de ferro, zinco, magnésio, potássio e cálcio, minerais que neutralizam a acidez na corrente sanguínea e protegem o sistema imunológico. No que respeita aos sais minerais, esta substância exclusiva dos vegetais é abudante em selénio (poderoso antioxidante), potássio (tonifica os musculos e enrijece a pele), magnésio (fortalece nervos e musculos), ferro (formador de hemoglobina) e sódio (necessário à digestão). Entre as proteínas contam-se a lisina (anti-envelhecimento), a valina (activa o cérebro), a treonina (estimula a digestão), a tirosina (actua na formação de cabelos e unhas) e o glinício (oxigena o sangue). Ou seja, uma verdadeira fonte de energia, rica em elementos essenciais à renovação celular e ao equilíbrio orgânico.

Benefício verde. O sangue das plantas regula quase todos os sistemas do corpo humano, garantindo assim uma vida mais saudável. Graças à semelhança estrutural com a hemoglobina do sangue, a clorofila é rapidamente absorvida, fazendo com que as substâncias químicas dos alimentos não cheguem ao instestino, limpando o organismo dos radicais livres e protegendo-o contra doenças. Uma acção desintoxicante e depurativa que reforça o sistema imunológico, neutralizando toxinas e aumentando o número de anticorpos. Ao mesmo tempo fortalece o sistema circulatório e o musculo cardíaco e revitaliza o sistema vascular, regulando a pressão, assumindo-se como um poderoso tónico revigorante e rejuvenescedor.
Diversas provas clínicas revelam que a introdução da clorofila na alimentação melhora a absorção de oxigénio e ferro, nutrindo e purificando o sangue, e estimula a formação de glóbulos vermelhos, prevenindo a anemia. Uma vantagem, sobretudo para idosos, convalescentes, gestantes, lactantes e crianças - a partir de um ano de idade. O consumo de clorofila é ainda benéfico no tratamento da arteriosclerose, tensão alta e artrite, pela sua capacidade de remover a matéria estranha das paredes das artérias.

Outras indicações. A clorofila tem ainda o dom de manter equilibradas as taxas de glicose e colesterol, combater a diabetes e aliviar hemorróidas, além de melhorar a função intestinal e regular a produção hormonal. Outra característica é a capacidade de desodorizar o corpo, reduzindo o mau hálito causado pelo tabaco, bebidas e alimentos, além de eliminar os odores provocados pela transpiração. Graças à sua acção expectorante, quando aplicada localmente nas narinas, diminui a congestão e provoca alívio imediato. Para tratar doenças da cavidade oral, como cáries, estomatites, gengivites, e aliviar a dor de dentes, o ideal é ingerir a clorofial diluída ou massajar as gengivas com o extracto concentrado.
O efeito suave e calmante do sangue das plantas garante à pele brilho e vivacidade, os musculos tonificam-se e relaxam e o corpo ganha flexibilidade. Um elemento natural que também é eficaz na redução da celulite e no tratamento de vários problemas da derme, como irritações, acne, eczemas, úlceras, picadas de insectos ou infecções, penetrando nas camadas mais superficiais e mais profundas da pele. Além disso, garante maior velocidade na recuperação de contusões e queimaduras, devido à sua natural capacidade analgésica, cicatrizante e restauradora dos tecidos. O extracto de clorofila é ainda um grande aliado contra a queda do cabelo, sendo suficiente esfregar o concentrado no couro cabeludo e enxaguar para garantir resultados eficazes.

Contra o cancro. De acordo com pesquisas recentes, a clorofila tem um papel importante na inibição da actividade metabólica das células cancerígenas, pela acção da rara vitamina B-17. Assume um papel fundamental no combate ao crescimento de tumores, nomeadamente hepáticos e pulmonares, e actua sobre as glândulas endócrinas, evitando os tumores linfáticos e libertando as artérias entupidas. Na quimioterapia, os aminoácidos presentes nesta substância auxiliam o processo de regeneração celular.
Além dos benefícios para o organismo, a clorofila é um poderoso desinfectante, capaz de eliminar os agrotóxicos das frutas e verduras, e um excelente adubo para as plantas. O sangue dos vegetais ainda aguarda o reconhecimento científico das suas propriedades, mas variadas provas clínicas demonstraram já benefícios para os humanos. Se o objectivo é uma vida mais saudável, porque não adiantar-se à ciência e começar a consumir clorofila que, por ser um alimento, não possui contra-indicações e não apresenta efeitos colaterais.

Sumo de Clorofila

O sumo de clorofila é uma excelente fonte de vitaminas, capaz de aumentar o oxigénio no sangue e e melhorar a circulação, além de nutrir e fortalecer as defesas do organismo. Beber um simples copo por dia equivale a suprir toda a carência de alimentos verdes que um ser humano precisa. Uma alternativa saudável de aumentar o consumo diário de vegetais crus, já que as hostaliças em forma de salada são mais dificeis de digerir, mais pesadas e demoram mais tempo a ser assimiladas pelo organismo. O sumo verde é absorvido imediatamente, assumindo o papel de salada liquída, rica em vitaminas e sais minerais. Além disso, em forma líquida, a clorofila ganha eficácia, já que em forma de vegetal não se encontra tão concentrada e, pelo facto de estar rodeada de gorduras, torna a sua absorção apenas parcial.
Para potenciar a acção da clorofila, o sumo deve ser tomado de manhã, em jejum, puro, ou batido com laranja, e deve ser preparado a partir de vegetais frescos e orgânicos, como couve, brócolos, chicória, salsa, coentros, folhas de beterraba, folhas de nabo, folhas de rabanete, cenoura, abóbora, pepino, entre outros vegetais de folha verde. O gérmen de trigo é o mais recente e eficaz alimento utilizado no sumo verde, possuindo uma alta concentração de vitaminas, minerais, proteínas, aminoácidos e oxigénio. Entre várias outras propriedades, o sumo concentrado de clorofila é um poderoso antioxidante e um desintoxicante natural do organismo. Além de poder ser usado como bebida, pode ainda ser aplicado na pele ou no couro cabeludo, utilizado em bochechos e gargarejos e, ainda, em banhos de imersão.


Gérmen de Trigo

O gérmen de trigo, a parte mais nutritiva do grão, é a maior fonte natural de clorofila conhecida, com cerca de 70% de "sangue verde" na sua composição, e a planta com maior concentração de oxigénio. Com mais de 100 elementos essenciais, incluindo todos os minerais e vitaminas A, complexo B, C, E e K, tem tudo o que o corpo necessita. No organismo evita o desenvolvimento de bactérias e actua como purificador do sangue, detergente do corpo, digestivo, revitalizador da pele e neutralizador de toxinas. Além disso, nutre e fortalece os sistemas circulatório e intestinal, facilita a assimilação de gorduras, açúcares e proteínas, previne a acumulação de colesterol nas artérias, as cáries dentárias, trata problemas de garganta e infecções vaginais, diminui o cansaço intelectual e é aliado da beleza do cabelo e unhas. Um alimento em sintonia perfeita com os benefícios da clorofila.

(Extraído da Revista Xis, do Público)















Comparação ente moléculas de Clorofila e de Hemoglobina






Dr. Alberto Peribanez Gonzalez ensina a fazer o suco/sumo verde.
Suco/sumo indicado para problemas vasculares e combate uma séries de doenças além de ser uma óptima fonte de revigoração ao corpo.
É indicado que tome um copo grande por dia, de preferência no café da manhã/pequeno-almoço.
Com a ajuda de um liquidificador e um coador de preferência um vual/tule, você conseguirá fazer sem nenhuma dificuldade.

Video fonte: http://verdemais.ning.com





Fonte videos: http://vivaacomidaviva.blog...

0 comentários: