Probióticos e Prebióticos

Dieta probiótica

Para perder peso e ganhar defesas

Uma dieta rica em probióticos e prebióticos ajuda a reequilibrar o organismo, favorece a regulação das funções intestinais e reforça as defesas. Se é medida em calorias e equilibrada em nutrientes, ajudará a emagrecer quase sem se dar conta.

Os probióticos (do termo grego "pela vida") são microorganismos vivos que, quando administrados em doses adequadas, asseguram benefícios para o hospedeiro (o nosso corpo).

Tratam-se então de bactérias inócuas que têm um efeito positivo sobre a saúde porque contribuem para o equilíbrio da flora intestinal. Os probióticos desenvolvem ainda uma acção imunoestimulante, preparando o organismo para enfrentar as doenças.


O que fazem por si

Os probióticos têm um efeito geral sobre a regulação intestinal e sobre os processos digestivos.

Fortalecem a mucosa do intestino, tornando-a menos vulnerável aos ataques dos microorganismos nocivos.

Permitem uma recuperação mais rápida das infecções gastrointestinais de origem viral e previnem os episódios de excessiva motalidade intestinal ou obstipação. Diminuem as crises asmáticas nas pessoas predispostas para tal, e favorecem o equilíbrio da flora vaginal, fundamental para a saúde íntima das mulheres.

Que alimentos são probióticos?

Os probióticos encontram-se na forma de açucares, leites fermentados e iogurte. Os probióticos mais usados são os lactobacilos e alguns tipos de estreptococos.

O iogurte e os outros leites fermentados são os alimentos probióticos por excelência e devem o seu valor nutritivo à presença de fermentos lácteos (Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus), que se mantêm vivos durante todo o período de conservação dos alimentos se estes estão no frigorifico.


E também prebióticos

Para potenciar a acção dos probióticos são necessários também os prebióticos, ou seja, os alimentos que contêm fibra solúvel do tipo fructo-oligosacáridos, galactosacáridos, inulina, lactulosa e lacticol. Tratam-se de substâncias não digeríveis que ajudam a aumentar o número de bifidobactérias intestinais.


Vantagens dos prebióticos

São substâncias que preparam um terreno favorável para a acção dos probióticos.

A acção combinada, em sinergia, dos probióticos e dos prebióticos aumenta o efeito positivo sobre a microflora intestinal. Por este motivo, acrescentam-se oligosacáridos a alguns fermentos lácteos e ao iogurte.

Facilitam a absorção do cálcio e outros minerais, como o magnésio e o ferro, melhorando a densidade óssea e prevenindo a osteoporose.

Melhoram o perfil lípidico, favorecendo o metabolismo do fígado e reduzindo os níveis altos de triglicéridos.

Estimulam o sistema imunitário, ajudam a regular o transito intestinal e contribuem para o bem-estar da pele.

Os prebióticos são fermentados pelas bactérias boas que povoam a nossa flora intestinal, provocando um efeito bifidogénico, de protecção contra as bactérias más.

A sua dispensa prebiótica

São alimentos prebióticos os que contêm muita fibra solúvel e em especial os que têm inulina e fructooligosacáridos:

Alho
Alcachofra
Alfafa
Algas
Cebola
Flocos e farelo de aveia
Espargos
Bananas e fruta em geral
Alho-porro
Raiz de chicória
Beterraba
Sementes de linho
Tomate
Trigo

Por: Tareixa Enríquez

Comentários

Postagens mais visitadas