Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

As virtudes das uvas


foto artigo



Estamos na época das uvas e não podíamos deixar de falar delas. Nesta altura, são mais ricas, mais saudáveis e mais terapêuticas.

São uma das frutas mais suculentas e saborosas, mas também as mais terapêuticas, graças ao resveratrol que contêm, uma substância altamente antioxidante (que se encontra mais concentrada na pele das uvas pretas e vermelhas), de acção antifúngica, que previne a ocorrência de fungos e infecções, melhora a digestão, cuida da saúde do coração e protege contra o cancro.

Propriedades medicinais

São ricas em hidratos de carbono de fácil assimilação, como a glucose, a frutose, a sacarose, a dextrose e a levulose. Destaca-se o seu conteúdo em ácido fólico, que fortalece o sistema imunitário, e em vitamina B6, que favorece o metabolismo das proteínas.

Além disso, contêm ferro, betacotenos, vitamina C e flavonoides (miricetina, quercitina e antocianósidos, pigmentos naturais que dão a cor à fruta e que, entre outras coisas, favorecem a circulação).

As uvas contêm ainda pterostilbene, uma substância muito semelhante ao resveratrol, que ajuda a reduzir o colesterol e possibilita a regulação da glucose no sangue, podendo combater a diabetes tipo 2.

Preta ou branca

A uva preta possui mais resveratrol que as outras variedades e maiores concentrações de potássio (que estimula o impulso nervoso e favorece um bom funcionamento muscular).

A uva branca é mais rica em magnésio (que potencia o sistema nervoso) e cálcio (que fortalece os ossos e os dentes).

Indicadas para...

Depurar o fígado.

Fortalecer o sistema imunitário antes do Inverno.

Fazer jejuns terapêuticos, comendo apenas uvas, um ou dois dias por semana.

Tratamentos de artrite, reumatismo e gota.

Melhorar a circulação e purificar o sangue.

Regenerar a flora intestinal e prevenir a obstipação.

Evitar a fadiga, o cansaço e o stress físico e mental, e recuperar a energia rapidamente.

0 comentários: