As virtudes das uvas


foto artigo



Estamos na época das uvas e não podíamos deixar de falar delas. Nesta altura, são mais ricas, mais saudáveis e mais terapêuticas.

São uma das frutas mais suculentas e saborosas, mas também as mais terapêuticas, graças ao resveratrol que contêm, uma substância altamente antioxidante (que se encontra mais concentrada na pele das uvas pretas e vermelhas), de acção antifúngica, que previne a ocorrência de fungos e infecções, melhora a digestão, cuida da saúde do coração e protege contra o cancro.

Propriedades medicinais

São ricas em hidratos de carbono de fácil assimilação, como a glucose, a frutose, a sacarose, a dextrose e a levulose. Destaca-se o seu conteúdo em ácido fólico, que fortalece o sistema imunitário, e em vitamina B6, que favorece o metabolismo das proteínas.

Além disso, contêm ferro, betacotenos, vitamina C e flavonoides (miricetina, quercitina e antocianósidos, pigmentos naturais que dão a cor à fruta e que, entre outras coisas, favorecem a circulação).

As uvas contêm ainda pterostilbene, uma substância muito semelhante ao resveratrol, que ajuda a reduzir o colesterol e possibilita a regulação da glucose no sangue, podendo combater a diabetes tipo 2.

Preta ou branca

A uva preta possui mais resveratrol que as outras variedades e maiores concentrações de potássio (que estimula o impulso nervoso e favorece um bom funcionamento muscular).

A uva branca é mais rica em magnésio (que potencia o sistema nervoso) e cálcio (que fortalece os ossos e os dentes).

Indicadas para...

Depurar o fígado.

Fortalecer o sistema imunitário antes do Inverno.

Fazer jejuns terapêuticos, comendo apenas uvas, um ou dois dias por semana.

Tratamentos de artrite, reumatismo e gota.

Melhorar a circulação e purificar o sangue.

Regenerar a flora intestinal e prevenir a obstipação.

Evitar a fadiga, o cansaço e o stress físico e mental, e recuperar a energia rapidamente.

Comentários

Postagens mais visitadas