Salmão selvagem ameaçado de extinção

O salmão selvagem da costa ocidental do Canadá está a ser conduzido à extinção por parasitas trazidos pelos peixes das quintas de aquacultura, refere um estudo agora conhecido.

O salmão rosado selvagem da zona do arquipélago Broughton está em declínio rápido e irá desaparecer no espaço de 10 anos se não se fizer nada, alertam os cientistas. Eles referem que a situação causa séria preocupação com a expansão global da aquacultura.

É sabido que os piolhos do mar infectam o salmão selvagem mas até agora não era certo o seu impacto sobre as populações naturais. "O impacto é tão severo que a viabilidade das populações de salmão selvagem está ameaçada", comenta o investigador principal Martin Krkosek, da Universidade de Alberta em Edmonton, Canadá.

Krkosek recolheu dados sobre o número de salmão rosado nos rios em volta da costa central da Columbia Britânica e comparou as populações que tinham estado em contacto com as quintas de criação de salmão com as que não tinham sido expostas, desde 1970 até à actualidade.

Usando um modelo matemático da taxa de crescimento da população, ele mostra que os piolhos do mar das quintas de criação industrial de peixe estão a reduzir o número de salmão rosado selvagem, uma espécie de salmão do Pacífico, em tal grau que os peixes podem ficar localmente extintos no espaço de 8 anos ou menos.

Krkosek refere que a taxa de crescimento está "severamente deprimida, o que significa que a probabilidade de extinção é de 100% e a única questão é quanto tempo será preciso para que isso aconteça."

@ Alexandra MortonOs cientistas dizem que as quintas de criação de salmão em rede aberta são um "paraíso" para os piolhos do mar, parasitas naturais dos peixes que se agarram à pele e músculo dos salmões.

Peixes adultos conseguem sobreviver infestados com alguns piolhos mas os minúsculos juvenis do salmão são particularmente vulneráveis a este ataque. Eles entram em contacto com os piolhos ao nadar perto das quintas de criação que se localizam nas suas rotas migratórias dos rios para o mar.

"A criação de salmão quebra uma lei natural", explica a co-autora do estudo Alexandra Morton, directora da Salmon Coast Field Station, localizada no arquipélago de Broughton. "No sistema natural, o salmão mais jovem não é exposto aos piolhos do mar porque os adultos infectados estão em mar alto mas as quintas de criação causam uma colisão mortal entre os vulneráveis juvenis e os piolhos. Os pequenos salmões não estão equipados para sobreviver a isto e não sobrevivem."

Os cientistas consideram que existem várias soluções para o problema, incluindo a deslocação das quintas para longe dos rios usados pelos salmões selvagens e colocar os salmões de criação em em contentores completamente selados do meio, o que impediria a troca de parasitas.

Krkosek diz que o impacto das quintas de criação sobre o salmão selvagem tem sido alvo de "debate carregado, emocionalmente, politica e economicamente" no Canadá. "O salmão é considerado um tesouro nacional mas a criação é uma oportunidade económica importante em locais onde a pesca e outros antigos recursos não estão a ir bem. Há benefícios económicos nas quintas de criação de salmão mas da forma como se está agora a fazer é danosa para o ambiente e há formas melhores de o fazer."

Saber mais:

Conservation International


Science

Fonte: Simbiotica

Comentários

Postagens mais visitadas