Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Papel do resveratrol em dietas hipercalóricas


Trabalho publicado na revista “Nature”
18 de Setembro de 2007


Uma substância presente em grandes quantidades em frutos, como uva e nozes, o resveratrol, atenua os efeitos não desejados da Obesidade e melhora a esperança e a qualidade de vida dos que sofrem com excesso de peso.

O estudo, desenvolvido por um grupo de cientistas - na maioria norte-americanos – foi recentemente publicado na revista “Nature”.

Os cientistas chegaram a esta conclusão após alimentarem ratinhos com uma dieta muito rica em gorduras em conjunto com resveratrol, substância com a qual as videiras e nogueiras se defendem de infecções, como fungos.

Segundo o líder da investigação, Plácido Navas, da Universidad Pablo de Olavide, foi comprovado que os ratinhos alimentados com esta dieta viviam mais e tinham melhor qualidade de vida que os que engordavam sem a substância.

Os animais desenvolveram uma mudança metabólica capaz de prevenir, por exemplo, todos os sintomas de doenças como Diabetes. Além disso, disse o especialista, a esperança de vida dos animais aumentou com o consumo de resveratrol combinado com uma dieta hipercalórica.

Segundo os dados das experiências, quando a dieta rica em gorduras era combinada com resveratrol, apenas 30% dos roedores morriam, enquanto a percentagem chegava aos 50% entre os animais que não receberam a substância e ganhavam peso. O especialista explicou ter ficado comprovada uma mudança molecular nesses animais rumo a uma maior produção de mitocôndrias.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

0 comentários: