Vida de excessos' eleva casos de câncer entre britânicos

Banhistas tomam sol na praia
Incidência de melanomas subiu 43% entre 1995 e 2004
Excessos no consumo de alimentos, de álcool e abuso na exposição ao sol estão provocando um aumento na incidência de alguns tipos de câncer entre britânicos, alertam especialistas.

O número de casos de melanoma, a forma mais perigosa de câncer de pele, subiu 54% em uma década, de acordo com dados da entidade beneficente de fomento a pesquisas Cancer Research UK.

Em 2004, houve 8.939 casos de melanomas malignos na Grã-Bretanha, comparados com 5.783 em 1995.

Segundo a entidade, a incidência de câncer da boca, associado ao fumo e à bebida, subiu 23%.

O total de casos de câncer no rim e no útero - ambos associados à obesidade - também mostraram rápido crescimento nos últimos dez anos, de 14% e 21%respectivamente.

Sol

Representantes da entidade disseram estar preocupados com os índices de melanoma - o câncer de pele -, que dobraram entre as mulheres e triplicaram entre os homens desde meados da década de 1980.

Segundo a Cancer Research UK, a exposição excessiva ao sol está na raiz da vasta maioria dos casos.

"A maioria dos casos desta doença poderiam ser prevenidos se as pessoas se protegessem contra o sol", disse Sara Hiom, diretora de informação sobre saúde da entidade.

Aumento nos Índices de Câncer na GB (1995-2004)
Melanomas malignos: 54%
Câncer da boca: 23%
Câncer do útero: 21% increase
Câncer do rim: 14% increase
Cancer Research UK

Hiom também aconselhou as pessoas a ficar atentas aos sinais de câncer da boca, entre eles feridas na boca ou língua, manchas vermelhas ou brancas na boca ou uma dor inexplicável na boca ou no ouvido.

Ela explicou que há grandes chances de cura desse câncer se ele for descoberto no início.

"Todos podem ajudar a reduzir os riscos de câncer ao evitar o fumo, manter um peso saudável, comer uma dieta balanceada com muitas frutas, legumes e fibra e fazer exercícios regularmente", disse Hiom.



Fonte: BBC Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas