Remédio contra diabetes aumenta risco de doenças no coração, diz estudo

27/07/2007 - 01h55 - Atualizado em 27/07/2007 - 03h14

Remédio contra diabetes aumenta risco de doenças no coração, diz estudo

Cientistas advertem para o risco de uma parada cardíaca.
Só nos EUA, 3 milhões de diabéticos fazem uso do medicamento.
Da EFE (Fonte: Globo Noticias)

Alguns remédios usados no tratamento do diabetes tipo 2 duplicam o risco de o paciente apresentar problemas cardíacos, revelou, nesta sexta-feira (27), um estudo publicado pela revista "Diabetes Care".

"Os remédios são usadas por mais de 3 milhões de diabéticos só nos Estados Unidos. Portanto, há milhares de pessoas afetadas", disse Sonai Singh, professor de medicina da Universidade Wake Forest, na Carolina do Norte.

Num estudo com 78 mil pacientes, os cientistas concluíram que o risco de uma parada cardíaca pode ter aumentado 100% em pessoas que tomam a tiazolinediona, vendida ao público com o nome de Avandia ou Actos, para aumentar a sensibilidade à insulina.

Um estudo divulgado no início do ano já tinha apontado o Avandia como um dos remédios vinculados a um aumento dos ataques cardíacos e mortes por transtornos cardiovasculares.

A análise dos pesquisadores da Universidade de Wake Forest teve como objetivo estabelecer a vinculação entre os remédios e a parada cardíaca.

Segundo os autores, a substância pode causar uma retenção de líquido que ativa a parada cardíaca entre pessoas mais suscetíveis. No entanto, os cientistas explicaram que a reação adversa não se limitou a pessoas de idade avançada. Em 25% dos casos, as vítimas, homens ou mulheres, tinham menos de 60 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas