Mitos da Carne


Saúde

A revista Vida e Saúde de junho (2007) traz a matéria: "Pesquisas quebram o consenso popular de que as proteínas da carne são superiores às proteínas vegetais." O texto do médico e escritor Ernst Schneider afirma que "ao contrário do que se pensa, as proteínas da carne não são as de maior valor biológico. As verdadeiras proteínas de maior valor biológico, especialmente para as fases de crescimento, são as do ovo. Pesquisas do Instituto Max Planck de Dortmund (Alemanha) confirmaram essa teoria. Segundo o Instituto, toda combinação de dois tipos de proteínas de diferente procedência é de maior valor biológico que as de uma só fonte protéica. A pesquisa indicou que a combinação de aproximadamente 36% de proteínas do ovo e 64% de proteínas da batata possui valor biológico mais elevado. A seguir, vêm as combinações de ovo e trigo, ovo e arroz, ovo e feijões, pão e leite, carne e batatas e, finalmente, feijões e milho.

"Com pesquisas como essa vindo à tona, a idéia de que as proteínas animais sejam superiores às vegetais perdeu todo o sentido na atualidade, pois se baseia em antigos experimentos realizados com proteínas purificadas. Hoje, sabe-se que as proteínas vegetais estão em nível similar ao das proteínas da carne.

"As proteínas naturais, vivas, da mesma composição bioquímica que as que aparecem nos alimentos, não apenas têm outras propriedades, mas também se comportam de modo diferente. O valor biológico das proteínas das hortaliças de folhas verdes e da batata, por exemplo, pode suprir as proteínas dos cereais.

"As proteínas vegetais ainda têm a vantagem de ser acompanhadas de gorduras não-saturadas e de não favorecer a arteriosclerose. Além disso, muitos estudos científicos recentes recomendam que se diminua ao máximo o consumo de produtos de origem animal, para se conservar a saúde em ótimo estado e prevenir eficazmente as doenças cardiovasculares e diferentes tipos de câncer."

Comentários

Postagens mais visitadas