Dependência de 'junk food' começa no útero

15/08/2007 - 05h34 - Atualizado em 15/08/2007 - 08h11

Dependência de 'junk food' começa no útero

Hábitos nutricionais de crianças estão relacionados ao que mães comeram na gravidez.
Estudo foi publicado em revista britânica.
Da EFE

A dependência de "junk food" ("comida lixo", uma das causas principais de obesidade na infância, pode começar no útero materno, segundo um estudo publicado pelo "British Journal of Nutrition".

Os hábitos nutricionais das crianças podem estar condicionados pelo que suas mães comeram durante a gravidez, diz o levantamento. Segundo os cientistas, as mães que comem alimentos pouco saudáveis enquanto amamentam também podem influir negativamente no peso de seus filhos.

Segundo Stéphanie Bayol, do Royal Veterinary College de Londres, que dirigiu o estudo, "consumir grandes quantidades de 'junk food' durante a gravidez e a amamentação pode afetar o controle normal do apetite e criar um gosto excessivo por esse tipo de comida nos filhos".

A equipe descobriu que as ratas alimentadas com uma dieta de batatas fritas e outros alimentos ricos em gordura, sal e açúcar durante essas fases pariram filhotes que também abusavam dos alimentos doentios.

Os ratos expostos no útero a esse tipo de comida nasceram com um peso inferior à média. Mas 10 semanas depois do desmame, sua massa corporal era 32% superior à normal no caso das fêmeas e 22% nos machos.

Adam Balam, professor de medicina reprodutiva nos hospitais de Leeds (Inglaterra), explicou ao jornal "The Times" que o estudo reforça a mensagem sobre a importância da dieta materna durante a gravidez para a saúde dos filhos.

Comentários

Postagens mais visitadas