Lugar de médico é na cozinha

Fonte: A Tarde Online





Gonzalez prepara receitas com saúde

Por Tássia Novaes

No lugar do jaleco, um avental. É vestido de cozinheiro que o médico carioca Alberto Peribanez Gonzalez receita os remédios para curar seus pacientes. Da mistura de frutas, cereais e sementes saem pratos com poder medicinal. Os alimentos são aproveitados in natura sem perder os nutrientes e sem adição de componentes tóxicos.

Doutor pelo Instituto de Pesquisa Cirúrgica de Munique e membro da Sociedade Alemã de Cirurgia, Gonzalez testa receitas há quatro anos. “É um trabalho de investigação. Observo texturas, sabores, a consistência dos alimentos”, diz. O resultado das experiências resultou no livro “Lugar de médico é na cozinha”, um manual com dicas sobre o uso dos alimentos no combate de doenças repleto de receitas para manter o corpo saudável. Em Salvador, o lançamento do livro ocorreu neste sábado, 29, na Associação Baiana de Medicina.

Tudo começa com a busca pela cura. “Quem está em paz com o corpo encontra equilíbrio pessoal. No geral, as pessoas não dão importância para o que comem e aí está o grande equívoco. A ingestão maciça de fast-food só contribui para altos índices de obesidade e diabetes”, alerta o médico.

Segundo dados do IBGE, o maior índice de obesidade do país está entre as garotas que vivem nos grandes centros urbanos. Cerca de 2% dos adolescentes brasileiros são considerados obesos, sendo 1,8% meninos e 2,9% meninas. Os casos mais freqüentes ocorreram entre garotas do Sudeste urbano (4%) e a menor entre meninos do Nordeste rural (0,2%).

Em uma oficina de sobremesas realizada na última sexta-feira, 28, no restaurante Vida, em Ondina, Alberto preparou doces sem açúcar, manteiga, leite condensado ou outros ingredientes comuns no preparo das iguarias. O sabor adocicado é extraído diretamente da fruta sem utilizar nem mesmo o fogão para preparar os pratos.

Na base das receitas está a água de coco. Ingredientes como castanha-do-pará, amendoim, linhaça, tâmara, uva-passa e nozes ficam de molho na água de coco antes de virar sobremesa. “O coco vai bem em pratos doces e salgados. Faz muito bem à pele, possui ácido láurico que e é bastante eficaz no combate dos fungos, além de ser fácil de encontrar em qualquer lugar do país a preço acessível”, explica o médico.

Com o auxílio de um liquidificador, Gonzalez dá forma e sabor a sobremesas como o tradicional musse de maracujá. Mas, diferente do que muitos podem imaginar, a base do doce vem de uma outra fruta: a manga. “Misturada com linhaça banhada em água de coco dá aquela textura da gelatina. O maracujá acrescentamos para dar o gosto da sobremesa”, ensina. Já o sabor do açúcar é substituído pela uva-passa. Adiciona-se também uma pitada de salsa e em 15 minutos o musse está pronto para ir à geladeira. O segredo, segundo o médico, é não bater a linhaça. “Assim se evita o sabor cítrico”, diz.

Apesar de não ser popular na culinária baiana, a linhaça apresenta alto poder medicinal para o corpo das mulheres. Possui substâncias que previnem o câncer de mama e de útero, pode ser utilizado como agente regulador do ciclo menstrual além de oferecer suporte ao sistema ginecológico no período da menopausa. “Considero a linhaça a semente da mulher. É útil desde o nascimento até o fim da vida”, resume.

O apreço pela culinária é uma herança familiar. Descendente do povo basco, Alberto Gonzalez nunca teve receio de assumir as tarefas da cozinha. “Entre os bascos quem faz a comida é o homem”,conta. Bom de boca, o médico faz questão de provar tudo o que faz. “Ninguém precisa deixar de comer doces. O importante é se livrar das gorduras hidrogenadas e do açúcar refinado”, alerta.

No Rio de Janeiro, onde mora com a família, costuma organizar festas infantis com cardápio medicinal. “Organizo um buffet. Troco o refrigerante por extrato de tangerina com água de coco e outros sucos. E no lugar do brigadeiro entra uma mistura de tâmaras com caju”, conta. A eficácia medicinal é garantida, já o sabor fica por conta do paciente.

Comentários

Unknown disse…
muito legal essas receitas e noticias, esse cara tem a iniciativa certa. se desde criancas comessemos assim. jamais usariamos remedios. parabens.

Postagens mais visitadas