Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

sábado, 17 de fevereiro de 2007

Borragem: Sabor e Beleza Numa Só Planta





Texto: Leonardo de Melo Gonçalves
Fotos: Portal do Jardim


A borago officinalis (nome comum: Borragem) combina em si a beleza nas suas flores de um azul profundo (e em casos raros, o branco) e uma série de utilizações culinárias e medicinais.

Acredita-se que a borragem teve origem na Síria, mas está hoje disseminada por todo Mediterrâneo e tende a florir quase todo o ano em climas quentes, preferindo uma posição bem exposta ao Sol.


Borragem fotografada à beira da estrada.
Algarve, Portugal.

Trata-se de uma planta anual ou perene, chegando a atingir entre 60 a 100 cm de altura. De fácil germinação, pode semear-se no exterior no local desejado e serve de garantia às visitas de abelhas que a ela são atraídas. Quando estabelecida, a planta autopropaga-se muito facilmente, tornando-se por vezes invasiva, algo a ter em conta quando escolher a sua localização.

Os usos desta planta são variados. Na culinária é utilizada em saladas (flores e folhas jovens) pelo seu aroma fresco. Pode ser servida em bebidas quando congelada em cubos de gelo, dando um ar exótico a qualquer refresco. Ao congelá-la desta forma, é também uma boa maneira de reter o seu sabor, podendo depois colocar-se os cubos de gelo com borragem num guisado, numa sopa ou num molho, um pouco antes de o servir. O sabor mais fresco advem das suas folhas jovens.

Diz-se também que um chá de folhas de borragem ajuda a combater o stress. A borragem tem variadíssimos outros usos medicinais, sendo reconhecidas as suas capacidades no que diz respeito a doenças pulmonares e como anti-inflamatório.

Como qualquer ingrediente, não deve ser consumido em excesso – especialmente por pessoas com problemas hepáticos. De outro modo, o seu sabor fresco, talvez semelhante ao do pepino, confere uma nova experiência aos sentidos.

Sites consultados:
http://www.maltawildplants.com/BORG/Borago_officinalis.html

0 comentários: