Acrilamida - Veneno em Alimentos Cozinhados

Acrilamida


Sinônimos: 2-propenamide; ethylene carboxamide; acrylic amide; vinyl amide; acrylamide

Fórmula química: CH2CHCONH2

1) IDENTIFICAÇÃO DOS DANOS

AVISO: Danoso se for engolido ou inalado. Prejudicial se for absorvido através da pele. Causa irritação à pele, olhos e trato respiratório. Pode causar câncer (o risco de câncer depende na duração e nível de exposição). Afeta o sistema nervoso central e periférico e o sistema reprodutor. Pode causar má formação congênita. Termalmente instável. Pode polimerizar explosivamente se aquecido ao ponto de fusão.

Índices:
Saúde: 3 - severo (pode causar câncer)
Flamabilidade: 1 - leve
Reatividade: 3 - severo (explosivo)
Contato: 3 - severo (vida)

Equipamento a ser usado em laboratório: óculos, avental, capela e luvas apropriadas.

Código de Armazenamento: amarelo (estocagem separada) *Etiqueta deve conter a precaução de se evitar contacto com olhos, pele e roupas, e de substâncias incompatíveis. Deve conter também instruções de se usar com proteção adequada.

Efeitos potenciais à saúde:

AVISO: a acrilamida é suspeita de ser carcinogênica, severamente neurotóxica, causar irritação dos olhos, pele (é imediatamente absorvida) e trato respiratório.



ACRILAMIDA -Perguntas e Respostas

O que é ? Quais são as utilizações ?
A acrilamida é uma substância química, utilizada para produzir polyacrilamida, com várias utilizações industriais, como sejam, a utilização para o tratamento da água, indústria do papel, cosméticos e plásticos.
A acrilamida é também componente do fumo do cigarro e foi recentemente detectada em alguns alimentos ricos em amido.


Que alimentos contêm acrilamida ?
Estudos recentes indicam que a acrilamida pode detectar-se em alimentos ricos em amido, quando sujeitos a altas temperaturas, como as utilizadas para fritar, assar e dourar.

Segundo a wikipidia (versão espanhola) alimentos sugeitos a mais de 120ºC podem formar a acrilamida.

(...)"La acrilamida es un compuesto orgánico de tipo amida.(...)

(...)La acrilamida se puede formar al calentar comida (especialmente compuestos que contienen almidón), friéndola o asándola a más de 120 ºC. Se podría formar a través de diferentes mecanismos a partir de diferentes compuestos presentes en la comida, como aminoácidos, proteínas, carbohidratos, lípidos, etc. Esto puede suponer un problema pues según estudios en animales la acrilamida es un probable carcinógeno en humanos.(...)


A acrilamida é uma substância química descoberta recentemente ?
Não.
Os métodos analíticos utilizados anteriormente não permitiam a detecção desta substância, mas os recentes avanços técnicos, possibilitam o uso de métodos de detecção capazes de registar níveis muito baixos de acrilamida nos alimentos.



Como atenuar a formação da acrilamida ?
Os alimentos não devem ser submetidos a altas temperaturas durante muito tempo, sem prejuízo de se cozinharem os alimentos o tempo suficiente para destruir os microrganismos responsáveis pelas toxinfecções alimentares.
Com o intuito de minimizar a formação da acrilamida, as unidades industriais de processamento de alimentos têm vindo a rever os processos de fabrico.
Desconhece-se a temperatura exacta a que é formada a acrilamida nos alimentos, contudo não foi detectado qualquer teor de acrilamida em alimentos preparados a temperaturas inferiores a 120 º C.


Não é preciso nenhuma ciência aeroespacial aqui. Os pães e a maioria de produtos com amido, como batatas, não são bons para si - muito menos cozidos.
Não é surpresa que quando você os aquece em altas temperaturas algumas coisas mais más aconteçam.
Os alimentos crus são a chave para a sua saúde. A maioria de alimentos cozinhados perderão nutrientes valiosos.
Entretanto, as altas temperaturas também causarão potencialmente a formação de substâncias carcinogenicas.

Fontes:
http://www.cfsan.fda.gov/~dms/acryfaq.html
http://www.mercola.com/
http://www.qca.ibilce.unesp.br/prevencao/produtos/acrilamida.html http://www.agenciaalimentar.pt/index.php?module=ContentExpress&func=display&ceid=311&bid=71&btitle=Seguran%E7a%20Alimentar&meid=83
Wikipidia

Comentários

Postagens mais visitadas