Frutas vermelhas ajudam no combate ao envelhecimento

Por: Flavia Dichelli Facebook

As frutas vermelhas (e roxas, rosas…) conhecidas como berries (cranberry, blueberry, raspberry, strawberry etc.)

Ricas em substâncias com efeito antioxidante, antineurodegenerativo e anti-inflamatório, essas frutinhas, pequenas e azedinhas, contêm compostos fenólicos, como as antocianinas, flavonóis, flavonoides e proantocianidinas, que agem evitando ou amenizando danos oxidativos no corpo humano, inclusive na pele.

Além de incluir as frutinhas no cardápio, é possível contar também com cosméticos formulados com extratos e óleos desses berries, principalmente como clareadores de manchas. Os óleos de framboesa (raspberry) e groselha negra (gooseberry) são ricos em ômegas 3, 6 e 9 e agem como anti-inflamatórios, emolientes e regeneradores da pele.

SAIBA MAIS SOBRE CADA FRUTA

Blueberry (mirtilo, em português):
Rico em antioxidantes e fibras, que ajudam a retardar o envelhecimento da pele e estimular a produção de colágeno, é indicado também para controlar a hipertensão e ajudar na memória.

Raspberry (framboesa):
Contém fibras, vitamina C, cálcio, magnésio e vitamina K, além de ácido fólico, indicado para grávidas. O efeito antioxidante de todas essas vitaminas combinadas traz benefícios não só para a pele como para as articulações, aliviando doenças como a artrite.

Cranberry (Oxicoco):
Com alta concentração de vitamina C, protocianidina A e substâncias antioxidantes, tem como principal indicação médica a prevenção de infecções urinárias. Na beleza, é também uma das mais presentes, junto com o açaí, em produtos cosméticos.

Strawberry (morango):
Tem vitaminas C e K em alta concentração, além de fibras e flavonoides. Ajuda no controle da hipertensão e de doenças cardiovasculares.

Açaí (fora do Brasil, conhecido como Açai Berry):
Possui um dos maiores níveis de antioxidantes, além de vitaminas, açúcares essenciais, bioflavonoides e óleos emolientes. É um dos mais comuns, junto com o cranberry, nas fórmulas de cosméticos, mas apresenta também propriedades anticancerígenas.

Comentários

Postagens mais visitadas