NutriViva no Facebook é a nossa página no Facebook onde há uma constante actividade com pratos e ideias sobre Alimentação Viva.
Visitem o meu blog em inglês (com traduçao automática)
Raw in Copenhagen
Ao deixar um comentário referente a um artigo, por favor colar o link desse artigo.

Badge Raw Food

Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Search/ Busca

Carregando...

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A Horta Global





Há muito tempo que procuramos, além das práticas diárias a que nos obrigámos a cumprir na nossa vida pessoal, (poupança de recursos, reciclagem, etc.) aquilo que podemos fazer para melhorar o planeta!


Como somos aficionados por horticultura, pensámos que, se todos os cantinhos do planeta fossem aproveitados para neles se cultivar uma horta biológica, seriam inúmeros os benefícios daí retirados:


 1 - Sabemos que estamos a consumir legumes sem herbicidas, fertilizantes químicos e pesticidas. Ao consumirmos vegetais fertilizados, estamos a permitir que todos os químicos utilizados no seu cultivo entrem na cadeia alimentar, nos lençóis freáticos, na atmosfera, etc. causando desequilíbrios biológicos e poluição. E é tão fácil cultivar e obter os melhores resultados sem tóxicos, que nem sequer compreendemos porque é que os agricultores convencionais os utilizam! Podemos utilizar a rotação e consociações de culturas, a limitação natural, cobertura do solo, adubos verdes, compostagem, etc - soluções gratuitas contra os químicos comerciais!
2 - Ao consumirmos vegetais cultivados à nossa porta (ou na nossa região), diminuímos os efeitos da poluição causada pelo seu transporte (para quê importar, quando podemos cultivá-los?).
3 - Se todas as varandas e terraços das nossas cidades tivessem plantas realizando a fotossíntese, transformariam o Dióxido de Carbono em Oxigénio, controlando o efeito de estufa, e o ar seria mais limpo e saudável.
4 - O facto de ser possível fazer compostagem e minhocompostagem em varandas, iria canalizar todos os restos de jardim e cozinha para serem transformados em composto, diminuindo substancialmente o volume de resíduos colocados nos contentores do lixo.


O nosso ideal é transformar o planeta numa imensa Horta, pelas razões anteriormente apontadas, e porque acreditamos que será a melhor forma de erradicar a poluição, as doenças causadas pelos químicos na alimentação e a fome ao nível mundial!




http://cidadedashortas.blogspot.com 

0 comentários: