Curso Permacultura Integral: Junho 9-12

PERMACULTURA: MEDITAÇÃO : CRUDIVORISMO: EVOLUÇÃO DA CONSCIÊNCIA



Com Laura Williams, Annelieke van de Sluijs & Pete Bampton
Com traduçao para português
hands

Damos-lhe as boas-vindas à Quinta da Mizarela, um belo e recôndito paraíso localizado acima das cascatas da Fraga da Pena, para uma experiência de permacultura única…


IMG_0042

Este curso de 3 dias será uma introdução aquilo que chamamos de Permacultura “Integral”…


-Permacultura-
Porque Permacultura “Integral”? A Permacultura ensina-nos a criar sistemas sustentáveis, em harmonia com a natureza e com a terra, de modo que a parte principal deste curso consiste numa introdução à permacultura combinada com observações práticas da nossa quinta. Algo que muito valorizamos na permacultura é o facto de não ser um sistema rígido e de se basear na observação contínua e na resposta criativa. É com esse espírito que estamos a fazer evoluir a abordagem da permacultura de modo a abarcar novos elementos…
Acreditamos que uma presença humana realmente sustentável começa dentro de nós mesmos e nos relacionamentos que estabelecemos uns com os outros. Para manifestarmos uma verdadeira perma-cultura necessitamos de manifestar uma evolução consciente. Por esta razão, este curso de introdução à permacultura foi alargado de modo a incluir elementos que suportam o desenvolvimento dessa ideia, incluíndo apresentações acerca de temas como a evolução da cultura humana e a saúde vital, com ênfase na alimentação viva (crua) e selvagem, assim como a oportunidade para meditarmos em conjunto diariamente.
permcourse 006
retreat1 005
IMG_0377
Uma vez que o curso tem lugar em Junho, os participantes poderão experienciar a beleza das nossas hortas em toda a sua abundância, cheios de flores e vegetais…
DSCF1558
DSCF1457
Este curso oferece uma introdução prática a ética e aos princípios da permacultura que poderá depois aplicar na sua vida diária, em contexto rural e/ou urbano. Inspirará os participantes a melhorarem a sua saúde e vitalidade, abrindo novos horizontes de possibilidades para a cultura e comunidade humanas.
Podemos criar uma horta paraíso ou uma eco-vila, mas conseguiremos transcender os padrões condicionados que mantêm muita da nossa energia e potencial presos no conflito e na divisão? Porque será que a maioria das experiências comunitárias falham? O que significa a criação de uma perma-cultura que, para além de abarcar as dimensões exteriores, abarca também a dimensão interior?
Hoje em dia muitos estão interessados no conceito da “Transicao” para um futuro pos-industrial, mais enraizado na terra, mas do que se trata a transição interior que estamos a ser chamados a fazer?


4 quads
Através de apresentações, exercícios interactivos, meditação e filmes, o objectivo deste curso é dar aos participantes uma experiência integral que esperamos irá fornecer-lhes algumas respostas, inspirando-os a implementarem mudanças positivas de vida que terão um impacto positivo no ambiente, na saúde e na consciência una que todos partilhamos.
Intro to Perm Spring 2011 046
IMG_0554
No Curso de Permacultura Integral irá aprender e experimentar:
  • A Ética & os Princípios da Permacultura
  • A Visão e o Mapa Integrais (os 4 quadrantes)
  • Horticultura Permacultural & Agroflorestas
  • Permacultura Urbana
  • Exercício prático de Design
  • Visita guiada à Quinta da Mizarela
  • Procurar alimentos selvagens
  • Preparar refeições crudívoras
  • Meditação diária
  • A Evolução da Cultura (Spiral Dynamics)
  • Construção de Comunidade
  • Apresentação de poderosos filmes
Os participantes chegam na Quinta-feira, dia 9 de Junho, entre as 18h e as 19h30. Faremos uma breve introdução, serviremos uma sopa quente e mostraremos um filme. Nos dias 10 e 11 haverá um programa completo que inclui meditação, apresentações e exercícios práticos, que se extenderá até Domingo dia 12, com o fecho do curso marcado para depois do almoco, cerca das 16h da tarde.
O alojamento será no nosso Yurt Mongol, em tendas ou num dormitório com colchões no chão.
permcourse 012
permcourse 009
O custo é de 130€ por pessoa (inclui alojamento e todas as refeições). Temos lugar para apenas 12 pessoas por isso reserve o seu lugar rapidamente! No momento da reserva á feito um depósito não reembolsável de 30€.
IMG_0533
Participantes partilham a sua experiência de um curso de Permacultura no Projecto Vida Desperta…








“E aqui que vejo os conceitos da permacultura bem empregues em todas as suas vertentes. A observação que tem sido feita do espaço físico e de espaços outros das quinta possibilitam o prosseguir a vida na Mizarela de forma harmoniosa e sustentável.  Na Mizarela há um bom trabalho para que as coisas funcionem com uma eficácia efectiva. Senti-me, em muitos momentos em casa, mas uma casa em que nunca vivi, mas que existe no mundo dos pensamentos. Na Mizarela ví fundidas coisas que pertencem também aquilo que sou, a vida em comunidade, permacultura, a alimentação saudável, local, o esclarecimento, a clarividência, toda uma perspectiva holistica de compreender e viver a vida. E todas estas, e vendo-me como uma eterna criança, respondiam ao conforto que necessito para me sentir livre e feliz.”
Hugo Dunkel, Portugal
Se estiver interessado em cursos no futuro ou quiser mais informações envie um email para: pete.bampton@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas