Estudo: comer nozes ajuda a reduzir colesterol




Pesquisadores reuniram os resultados de 25 experimentos clínicos, que envolveram 583 participantes no total. O estudo reportou que ingerir 70 gramas de nozes de qualquer tipo se associava a declínios de 10,2 miligramas por decilitro em colesterol ruim, uma queda de 7,4%, e 10,9 miligramas em colesterol total, ou 5,1%.

O estudo, que apareceu na edição de 10 de maio do "Archives of Internal Medicine", foi parcialmente financiado por uma fundação da indústria de nozes, e dois dos autores recebem fundos de pesquisa de outras organizações representando as indústrias de nozes e amendoim.

Os autores registraram, porém, que alguns dos experimentos analisados não tinham financiamentos corporativos, e mesmo assim chegaram a conclusões similares.

"Nozes são ricas em gorduras insaturadas, um dos principais direcionadores da redução de colesterol", afirmou a principal autora, a Dra. Joan Sabate, professor de nutrição na Escola de Saúde Pública da Universidade Loma Linda, na Califórnia. "Elas são as fontes de proteínas mais ricas da flora, e também contêm fibras e fitoesterois, que concorrem com o colesterol para serem absorvidos. Foi demonstrado que todos esses nutrientes reduzem o colesterol".

O efeito foi mais pronunciado entre pessoas com colesterol LDL inicialmente mais alto, e entre aqueles que não eram obesos. Quanto mais nozes eram consumidas, maior o efeito.

Comentários

Postagens mais visitadas