Ciclo de Cinema: Como comer no séc. XXI?



Neste início de século, a forma como nos relacionamos com o mundo está a ser transformada em todos os aspectos.
Vivemos concentrados em grandes centros urbanos com uma vida cultural abundante. Os centros comerciais oferecem-nos um sem número de opções onde gastar o nosso dinheiro, e parece ser isso que define o nosso conceito de qualidade de vida. As viagens de avião de baixo custo fazem parecer que estamos mesmo a viver numa aldeia global… Ao mesmo tempo, com a internet e os “gadgets” electrónicos, queremos estar sempre perto de tudo. Enquanto isso esquecemos a importância de algumas necessidades básicas, como a alimentação. Não sabemos, ou não queremos saber o que se esconde por detrás das prateleiras dos supermercados. Mas devíamos!
A agricultura moderna divorciou-se completamente da natureza e já é um dos maiores consumidores de energia e água, bem como causadora de poluição. A agricultura intensiva destrói a biodiversidade e contamina a terra com pesticidas e fertilizantes artificiais. A isso vem somar-se a contaminação biológica e outras ameaças da introdução de organismos geneticamente modificados.
As regras do mercado livre globalizado aplicadas ao sector estão a destruir o modo de subsistência de milhões de pessoas e comunidades ao redor do mundo. E o resultado final disso também é péssimo para nós consumidores. Os alimentos estão repletos de resíduos químicos que se acumulam no nosso corpo com potenciais efeitos graves para a saúde.
Que decisões individuais ou colectivas podemos tomar para mudar este rumo? Este ciclo de cinema pretende lançar algumas ideias. As sessões terão sempre lugar às 21h30 no auditório do Clube Literário: Rua Nova da Alfândega nº 22, no Porto. A entrada é livre.
24 de Maio de 2010
Filme “Quem alimenta o mundo?” (duração: 93 minutos)
Prova de produtos biodinâmicos da Quinta de Segade
31 de Maio de 2010
Filme “O futuro dos alimentos” (duração: 89 minutos)
Prova de produtos biológicos da Naturocoop
Debate sobre agricultura biológica
7 de Junho de 2010
Filme “Carne, uma verdade mais que inconveniente” (duração: 74 minutos)
Prova de produtos da Casa da Horta.
Debate sobre alimentação vegetariana.
14 de Junho de 2010
Filme “TranXgenia – A história da lagarta e do milho” (duração: 37 minutos)
Prova de produtos do Projecto Raízes
Apresentação da Plataforma Transgénicos Fora
Debate sobre organismos geneticamente modificados

Comentários

Postagens mais visitadas