Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

RESPIRAÇÃO LONGA E PROFUNDA

Tecnicas de Respiração

A maioria de nós não sabe respirar adequadamente.
Nós fazemos uma respiração curta e rasa como se tivessemos medo de que a respiração fosse nos machucar. Mas, é claro, nada disso irá acontecer.
Na realidade nossa respiração deveria ser longa e profunda para que pudessemos energizar e alimentar o nosso corpo.

Quando pela primeira vez me chamaram a atenção sobre minha respiração, me ensinaram também a respirar contando até quatro.é um trabalho fantástico com resultados estupendos.

Você começa a encher os seus pulmões, numa contagem bastante lenta até quatro.
Expandindo a sua caixa toraxica com o objetivo de encher plenamente os seus pulmões, inclusive a parte superior que raramente se expande.
Quando chegar ao quatro, quando você sentir que não pode mais tomar nem mais um pouquinho de ar, tome ainda mais uma rapida inspirada.
Segure o ar na contagem de quantro e exale também na contagem de quatro e, quando você sentir que já retirou todo o ar dos pulmões, dê mais uma espremida para sair um pouco mais de ar.

Você logo perceberá o quanto isso poderá fazer por você.
As vezes, quando você começa a praticar mais intensamente a sua respiração você poderá se sentir um pouco tonto, mareado, mas saiba que isto é o efeito da energia já atuando em seu corpo.

Eu costumava caminhar e controlava minha respiração com os meus passos. E depois, quando comecei a perceber que já respirava tranquilamente e automaticamente nesta contagem de quatro, eu comecei a aumentar gradativamente a contagem para seis, depois oito. Você saberá o seu limite.

Na respiração do fogo é diferente.
Nela, você se concentra nas exalações, em como o ar é expulso de seus pulmões com vigor, e como as inalações acontecem como uma resposta automática.
A respiração correta ainda é auxiliada pelos músculos de sua barriga a empurrar o ar para fora. Colocando suas maõs na barriga você perceberá o que eu estou falando. Na realidade suas mão agem com lembretes para usar aqueles musculos corretamente.Todo o seu abdomem é usado para expelir o ar de seus pulmões.Vigorosamente. Você deve até escutar o ar saindo, num jato de ar.

Como o fogo na respiração do fogo está relacionado com o centro de poder ou terceiro chakra, é exatamente lá que a respiração acontece. Usando o seu diafragma e os musculos do estomago, você força o ar para fora.

A respiração alternativa pelas narinas é a seguinte a ser praticada depois das duas acima.
Depois de fazer o primeiro exercício por algum tempo, leve sua mão até o seu rosto com a palma da mão voltada para você e coloque o seu polegar em uma narina e o indicador na outra. Pressione gentilmente uma narina com o polegar bloqueando a passagem de ar. Inale pela outra narina, usando a primeira tecnica. Prenda o ar por alguns segundos e depois exale. Retire o polegar e coloque seu polegar na outra narina e inale, prenda, exale.Continue alternadamente uma respiração completa (inalação/ exalação) por polegar/indicador. Repita de oito a dez vezes. Voce sentirá se acalmando e ao mesmo tempo energizando os seus chakras.

Esta é uma técnica para familiariza-lo com a Kundalini Yoga. As vezes, estar consciente do movimento do diafragma requer alguma atenção até que você consiga fazê-lo naturalmente para que a força e o fluxo do prana se estabilize.

Respiração Longa e Profunda

Esta respiração é ensinada primeiro porque com ela você pode tomar consciência da distenção e contração do diafragma, e depois a respiração do fogo pode se tornar mais natural.

Sentando-se com as pernas cruzadas na respiração longa e profunda você preenche primeiro a área abdominal inalando o ar para baixo, pressionando o ar acada vez mais para as áreas mais baixas.

Arqueando o seu corpo um pouco para frente, com as mãos sobre os joelhos, com os braços estirados pressionando as palmas para dentro contra os joelhos.
A cavidade do peito se abrirá para frente para que você possa por alguma pressão em seus pulmões, não só na área abdominal como também preencher a parte superior na área do peito e, finalmente, por causa do arco na coluna, a parte superior de seus pulmões serão inflados sem que você tenha a necessiadade de abrir a caixa toráxica ou elevar os seus ombros.

Com os pulmões cheios, prenda a respiração e pressione seus ombros para trás para expandir o peito para fora para que a pressão total do diafragma seja sentida. E depois contraia todo o diafragma da parte superior do peito para o abdomem espremendo o ar para fora.

Respirando desta maneira pelas narinas por várias respirações, o fluxo da consciência da energia (prana) pelo diafragma pode ser sentido pressionando para baixo e distendendo o ar para a região inferior dos pulmões, onde a maior parte do sangue circula, e então enchendo para cima a parte do peito e das costas para a frente e para a parte superior dos pulmões.

A pressão nos pulmões em todas as áreas também gera energia em todas as terminações nervosas, e assim, todo o corpo é afetado tanto com a respiração quanto com a pressão dos nervos.

Quando a Respiração longa e profunda é feita desta maneira, o foco nos músculos do abdomem, peito e ombros envolvidos na respiração começa a retroceder quando o movimento de fole do diafragma é sentido.

Respiração do Fogo (Agni-Prasana)

Uma respiração de limpeza e energização movida pelas contrações abdominais.

Depois que o diafragma é sentido na respiração longa e profunda, existem duas maneiras de se obter a Respiração do Fogo, onde o ar é inspirado e bombeado para fora com rítmo, como um fole sem que qualquer tensão seja sentida nos músculos abdominais, peito e músculos da caixa toráxica ou ombros que permanecem relaxados durante a respiração para que você consiga continuar no rítmo indefnidamente sem qualquer esforço.

Um modo bom para se começar a Respiração do Fogo é pela Respiração Longa e Profunda; e logo que os seus pulmões estão cheios e completamente extendidos, como descrito acima, para expulsar o ar imediatamente e assim que o ar estiver completamente fora, imediatamente expanda os seus pulmões novamente enchendo-os plenamente. E a cada vez, arqueando a sua coluna para frente e pressionando as palmas das mãos para dentro nos joelhos para que você sinta suavemente o diafragma enchendo os seus pulmões das costas para a frente, e depois, contraindo novamente.

A cada respiração você expande um pouco mais ráido e contrai um pouco mais rápido até, sem expandir ou contrair completamente, você sente um rítmo se estabelecendo e se firmando.
Quando você pega este rítmo, você logo perceberá que ele se estabelece e você simplesmente "é respirado", i.e., a coisa acontece naturalmente sem qualquer esforço.

A Respiração do Fogo 'carregará 'por completo todo o seu sistema nervoso, forçando as glândulas a secretarem e a purificar o seu sangue.
E quando isto é feito juntamente com determinadas posturas e movimentos que colocarão contrações (pressões) ou expansões ( liberação) nos plexos neurais e centros glandulares; o fogo terá sido produzido nestas áreas e você estará completamente carregado.

Quando uma área se torna carregada, o flúido seminal é liberado na corrente sanguínea e flui para aquelas áreas para que elas , gradualmente, mantenham aquela carga e a pressão prânica levando-a para todo o corpo convertendo Bindu (energia Rajastica) em Ojas (energia Satívica), que enche e permeia todo o seu corpo e mente.

Gradativamente, em poucas semanas todo o seu corpo se torna equilibrado com uma força dinâmica interna. E à medida que esta carga é construída e polarizada, a mente se torna firme, límpida e brilhante criando uma sensação de 'radiação sentida dentro, em volta e por todo o seu corpo e cabeça.

Sua mente se torna mais receptiva e aberta para você notar uma conecção automática entre seus objetivos e experiências e a plena satisfação delas.
Um sentimento de Unicidade e completude começará a emergir como uma realidade cada vez mais clara e presente.

Aos poucos também, as tendências da mente em relação ao físico e ao mental começarão a desaparecer e você hospeda em sua presença satívica ( sem a noção egóica do "eu" ou "meu") o Coração Radiante Auto-Emanador, onde o "EU SOU" é a Verdade simples. e única.

A prática da Kundalini Yoga com a consciência natural e rítmica do diafragma nas Respirações Longa e Profunda e Respiração do Fogo permite que as posturas e Kriyas façam os msiores e mais completos efeitos para trazer o campo satívico a um ponto onde o Self reflete a Si-mesmo e se hospeda naturalmente em sua Natureza Verdadeira .

Sat Nam

0 comentários: