Olhar nos olhos torna pessoa mais atraente, diz estudo

Mulher sorrindo
Olhar direto e sorriso seriam fundamentais para atração
Uma pesquisa britânica divulgada nesta quarta-feira indica que uma pessoa pode se tornar mais atraente a outra se a olhar diretamente nos olhos.

Nos testes realizados, os cientistas do Laboratório de Pesquisas Faciais da Universidade de Aberdeen, na Escócia, descobriram que um olhar direto e um sorriso podem tornar uma pessoa oito vezes mais desejável.

Os estudiosos apresentaram a centenas de voluntários vários conjuntos de imagens, com homens e mulheres parecendo felizes ou aborrecidos.

Eles agruparam as imagens em pares em que a mesma pessoa aparecia olhando diretamente para a câmera ou olhando para outro lado.

"Descobrimos que as pessoas gostam de rostos com um olhar direto mais do que aqueles que desviam o olhar", afirmou Ben Jones, chefe da equipe de pesquisadores. "Ou seja, as pessoas gostam de ser vistas e acham isso atraente."

Evolução

Estudos anteriores sobre o que torna uma pessoa atraente se concentravam na análise de características físicas, como a preferência por rostos simétricos e por feições femininas ou masculinas.

"Parece ser algo narcisista. As pessoas são atraídas por quem se sente atraído por elas", explicou Jones.

"É um efeito bastante básico do qual todos nós, em algum nível, estamos cientes: se você sorri e mantém contato visual, torna-se mais atraente."

Segundo ele, os resultados fazem sentido do ponto de vista da evolução.

"Atrair um parceiro é um esforço muito grande, então você tende a concentrar esse esforço de uma maneira mais eficiente", disse.

Fonte: BBC Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas