Fast food e a saúde de seus filhos
Um novo estudo sugere que crianças em idade pré-escolar (menores que 6 anos) preferem o sabor de alimentos e bebidas dos alimentos quando os mesmos estão dentro de embalagens da cadeia de Fast Food McDonald's. A pesquisa divulgada no exemplar de agosto do Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, busca entender a influência do marketing nos hábitos e preferências das crianças. A indústria de alimentos e bebidas gasta mais de 10 bilhões de dólares anualmente em marketing direcionado às crianças, apenas nos EUA. Já aos dois anos, as crianças alimentam preferências e crenças no que diz respeito a determinadas marcas e com seis anos podem reconhecê-las e determinar a que cadeia de fast food cada produto pertence.
O pesquisador Thomas N. Robinson e seus colaboradores da Universidade Stanford na Califórnia entrevistaram 63 crianças entre 3 e 5 anos. Cada criança provou 5 pares de embalagens com alimentos e bebidas do McDonald´s. Apesar de todos os alimentos serem da mesma cadeia de fast food apenas metade dos mesmos estavam nas embalagens fornecidas pelo fabricante.
No total as crianças fizeram mais de 300 comparações. Os resultados mostraram que:
O pesquisador Thomas N. Robinson e seus colaboradores da Universidade Stanford na Califórnia entrevistaram 63 crianças entre 3 e 5 anos. Cada criança provou 5 pares de embalagens com alimentos e bebidas do McDonald´s. Apesar de todos os alimentos serem da mesma cadeia de fast food apenas metade dos mesmos estavam nas embalagens fornecidas pelo fabricante.
No total as crianças fizeram mais de 300 comparações. Os resultados mostraram que:
- Em média, as crianças preferiram o sabor dos alimentos e bebidas que estavam dentro das embalagens do McDonald's (4 em cada 5 testes);
- Crianças que assistiam mais TV e as que visitavam o McDonald's mais frequentemente mostraram maior preferência pelos mesmos alimentos quando estavam dentro da embalagem da marca.
Este estudo mostra que o marketing realmente exerce um grande poder de atração sobre as crianças e que, por isso, justifica-se uma maior regulação do governo sobre as propagandas de alimentos com alto conteúdo calórico, pobre em vitaminas e minerais e ricos em açúcar.
Caso queira ler o artigo na integra procure por: "Effects of Fast Food Branding on Young Children's Taste Preferences." Thomas N. Robinson; Dina L. G. Borzekowski; Donna M. Matheson; Helena C. Kraemer. Arch Pediatr Adolesc Med. 2007;161:792-797.
Vol. 161 No. 8, August 2007.Caso queira ler o artigo na integra procure por: "Effects of Fast Food Branding on Young Children's Taste Preferences." Thomas N. Robinson; Dina L. G. Borzekowski; Donna M. Matheson; Helena C. Kraemer. Arch Pediatr Adolesc Med. 2007;161:792-797.
Fonte da imagem: http://cache.consumerist.com/images/2006/03/mickeydburger.jpg
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Um abraço,
Pablo Assolini
www.caixa-registradora.blogspot.com