Tentando Entender Porque Tive um Enfarte

Em 2016 sofri um ataque cardíaco (infarto do miocárdio) e tenho tentado entender o porquê pois a relação com colesterol nunca me fez sentido, porém exames recentes indicam que os meus níveis estão exageradamente para além do limite. A minha alimentação na altura do enfarte, apesar de não ser 100% ideal, não me parece justificar possíveis causas e agora muito menos pois tenho mais cuidado. Depois de pesquisar um pouco descobri alguma evidencia que pode revelar o que levou a este problema. Penso que partilhar poderá servir para outras pessoas entenderem sintomas ou situações que servem de gatilho a estes ataques, que podem ser fatais senão atendidos a tempo.
stevanovicigor/Depositphotos

Meses antes do enfarte, tinha recebido a noticia do resultado do caso contra a embaixada onde trabalhei, onde tive um acidente mas eles não tinham seguro, resultado onde perdi a causa, enviado pelo Tribunal de Trabalho da Dinamarca, o que me deixou verdadeiramente stressado e ansioso. Poderia chamar-lhe a necessidade de despejar a raiva, mas eu contrai e guardei tudo cá dentro...Além disso tinha estado combalido sem praticamente me mexer durante 3 anos.

Depois de receber a noticia, há medida que as semanas passavam comecei a sentir dores no lado esquerdo do peito mas nunca pensei que tivesse a ver com o coração. Entretanto fiz um electrocardiograma que revelou  algo que não estava completamente normal. Naquela do "logo passa", a tomar nitroglicerina para acalmar, o tempo foi passando até que em conversa ao telefone com a minha mãe, doía-me o peito mas a dor já se propagava para o braço esquerdo, ela estava com uma amiga que é fisioterapeuta e tem bastante experiencia até noutras áreas, ela aconselhou imediatamente que eu fosse para o hospital mas eu resolvi esperar pelo dia seguinte e fui visitar a médica de familia, cheguei ao consultório branco como a cal da parede e a médica, séria e quase a tremer disse que ia chamar uma ambulância. Fui levado para a urgência, depois cardiologia e mudança de hospital, até que mais tarde me colocaram 5 stents, estava entupido em 5 lugares a 100%, 2 artérias com 2 bloqueios e outra com mais um. Incrível para quem fala de alimentação saudável e tem alguma experiencia no assunto (mas não sabe tudo, claro).

Pesquiso há muito tempo e não posso chegar a uma conclusão definitiva, no entanto alguns estudos apontam para possíveis razões:


  • Falta de exercício, devido à fraca mobilidade, leva a altos níveis de colesterol e à criação de placa (aterosclerose) 
  • Excesso de stress e ansiedade que contribuem para o aumento da tensão arterial, que contribui directamente para o entupimento das artérias que começam a acumular também placa nestas situações.
Espero assim contribuir para evitar que outras pessoas passem por esta situação. Nem sempre as causas são a alimentação.

Luis Guerreiro



Retirado das pesquisas e traduzido par Português:


"Quando você está ansioso, sua frequência cardíaca aumenta. Ao mesmo tempo, os ventrículos (câmaras) do coração se contraem com mais força, o que causa um aumento na pressão. O stress é uma causa de ansiedade, e o stress também pode causar pressão alta (hipertensão)".

"A ansiedade não causa pressão alta a longo prazo (hipertensão). Mas episódios de ansiedade podem causar picos dramáticos e temporários na pressão arterial".

"Se esses picos temporários ocorrerem com frequência, como todos os dias, eles podem causar danos aos vasos sanguíneos, coração e rins, assim como a pressão alta crónica"

"O esforço excessivo e os danos resultantes da pressão alta (pressão alta ou pressão alta) fazem com que as artérias coronárias que servem ao coração se estreitem lentamente devido ao acúmulo de gordura e outras substâncias que, juntas, são chamadas de placa. Esse processo lento é conhecido como aterosclerose".

"À medida que as artérias endurecem com a placa, os coágulos sanguíneos se tornam mais propensos a se formar. Quando uma artéria fica bloqueada devido a um acúmulo de placa ou de um coágulo sanguíneo, o fluxo de sangue através do músculo cardíaco é interrompido, causando falta de oxigénio e nutrientes. no músculo  O dano ou morte de parte do músculo cardíaco que ocorre como resultado é chamado de ataque cardíaco (infarto do miocárdio)".

Tradução

Fontes:
https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/high-blood-pressure/expert-answers/anxiety/faq-20058549
https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/high-blood-pressure/in-depth/stress-and-high-blood-pressure/art-20044190
https://www.heart.org/en/health-topics/high-blood-pressure/health-threats-from-high-blood-pressure
https://www.heart.org/en/health-topics/high-blood-pressure/health-threats-from-high-blood-pressure/how-high-blood-pressure-can-lead-to-a-heart-attack

Comentários

Postagens mais visitadas