Nem sempre cru

Tal como já disse noutros artigos, nem tudo o que como é cru.


Uma alimentação à base de crus é a ideal pois esses são alimentos vivos, cheios de nutrientes que proporcionam o que há de melhor para o nosso organismo. No entanto penso que podemos abrir excepções e comer outros alimentos que eventualmente não seriam tão saborosos ou em certos casos devemos evitar comê-los crus. - é o caso das batatas. Já vi receitas com elas amornadas em panela de barro a uma temperatura de cerca de 45ºC mas hoje apresento-vos um prato inteiramente cozido. É também uma boa alternativa para vegans, vegetarianos ou não, crudivoros que comem de vez em quando pratos cozinhados ou para quem está a iniciar-se numa alimentação mais saudável.


É muito simples de fazer e o que me inspirou foram sem duvida as batatinhas novas e uma abóbora okaido que encontrei aqui no supermercado do lado - tudo biológico/orgânico . A okaida é particularmente saborosa e normalmente dá para comer com casca.












Ingredientes para 2 pessoas:


1/4 de abóbora okaido cortada em filetes com casca
2 cenouras pequenas cortadas em triângulos
1 cebola média picada
3 alhos (gosto mt de alho)
1 folha de louro
4 cogumelos (champignon) frescos cortados em filetes
2 tomates médios bem maduros picados
2 colheres de sopa de salsa picada 
Sal e pimenta a gôsto
400 gramas de batatas novas pequeninas
Oregãos


Preparação:


Refogar um pouco a cebola, juntar o louro, juntar os cogumelos e refogar um pouco mais, adicionar as cenouras e a abóbora mexendo bem, juntar o alho picado e o sal e a pimenta, tampar e deixar suar por 10 minutos, adicionar os tomates picados (de preferência sem sementes nem pele), deixar levantar fervura e baixar depois o fogo, cozendo até as cenouras estarem a gôsto (eu gosto delas meio cruas mas isso é à vontade de cada um).


Entretanto e enquanto se prepara o refogado colocam-se as batatinhas a cozer, entre 10 a 15 minutos - sintam com o garfo para ver se estão boas.


Serve-se colocando a salsa picada sobre o refogado e os oregãos sobre as batatas e um pouco de azeite do "bom" se tiverem.


Sugestões


Comam uma boa salada antes das refeições cozidas...faz bem!


Se quiserem podem adicionar um pouco de vinho branco ao refogado - eu não tinha por isso fiz mais simples.


Experimentem e logo me dizem qualquer coisa!


Já agora... aos crudivoros...não me chamem traidor! Ahahah...

Comentários

Postagens mais visitadas