Os perigos dos pesticidas





Os pesticidas são produtos químicos ou agentes biológicos que são usados para controlar as ervas daninhas (herbicidas), insectos (insecticidas) ou fungos (fungicidas). Transportados pela água e pelos alimentos consumidos, eles chegam até nós. O nosso organismo acolhe centenas de moléculas tóxicas, incluindo numerosos pesticidas. 


Os pesticidas são usados em quantidades enormes à mais de meio século na agricultura intensiva. Encontramos resíduos de pesticidas em toda parte: na água, claro, mas também no ar e na chuva!

Os pesticidas estão também presentes nos nossos alimentos: 
mais de 50% das frutas e produtos hortícolas produzidos pela agricultura intensiva contêm pesticidas

Estes pesticidas representam um verdadeiro problema de saúde pública, não só para os utilizadores que estão mais expostos, mas também para a população em geral. Na verdade, os efeitos de pequenas quantidades de pesticidas misturados durante longos períodos apresentam inúmeros problemas de saúde. Estudos científicos mostram que existe uma forte correlação entre pesticidas e doenças como: 
- Cancro 
- Infertilidade
- Problemas neurológicos 
- Problemas de desenvolvimento do feto
- Disfunções do sistema imunológico 
- etc...

A Organização para a Organização Mundial da Saúde estima que 200.000 pessoas morrem, anualmente no mundo, como resultado directo da intoxicação por pesticidas. Em 1990 esse número foi de 30.000. 



As crianças são particularmente sensíveis aos efeitos dos pesticidas! 


Nas crianças, o corpo, cérebro, sistema nervoso, sistema reprodutivo e imunológico estão ainda em desenvolvimento e o seu sistema de desintoxicação é imaturo ou não funcional.
Elas também estão expostas a resíduos de pesticidas no útero e através da amamentação. Estudos epidemiológicos recentes nos mostram que as mulheres expostas a pesticidas no seu ambiente, têm 2 vezes mais probabilidade de abortar devido à malformação do feto. Da mesma forma, o cancro infantil está a aumentar progressivamente, de ano para ano. A INSERM demonstrou que as crianças cujas mães tinham utilizado insecticidas domésticos durante a gravidez tinham 2 vezes mais probabilidade de desenvolver uma leucemia aguda na infância.

Face a esta situação é urgente proceder a uma melhor avaliação do perigo dos pesticidas, proibir a utilização de produtos suspeitos e diminuir a utilização des pesticidas praticando uma agricultura que respeite o homem e o meio-ambiente.

Fonte:
http://su-per-natural.blogspot.com/2009/11/os-perigos-dos-pesticidas.html

Fontes (em francês) :

Comentários

Postagens mais visitadas