Os antioxidantes ajudam a manter as artérias saudáveis em pessoas com risco de doença cardíaca



saúde naturalAntioxidantes são substâncias que protegem as células contra os efeitos dos radicais livres - moléculas produzidas quando o organismo quebra os alimentos ou a sua exposição a toxinas ambientais e radiação.Acredita-se que os radicais livres fomentam as doenças cardíacas, câncer/cancro e outros distúrbios. Portanto, faz sentido que os antioxidantes podem ajudar a proteger ou mesmo tratar muitos problemas de saúde. 

Alguns estudos sobre  antioxidantes mal concebidos no entanto apresentaram resultados mistos tendo como resultado noticias relatando que os antioxidantes são praticamente inúteis. Mas pesquisas novas fornecem provas de que tomar suplementos antioxidantes a longo prazo produz benefícios dramáticos em pessoas com múltiplos fatores de risco cardiovascular.

Essa é a conclusão de um estudo randomizado e controlado por placebo de vitamina C, vitamina E, coenzima Q10 e cápsulas de selênio. Os resultados da pesquisa, publicados no jornal BioMed Central's Nutrition and Metabolism, mostra que antioxidantes produziram vários efeitos positivos no metabolismo do açúcar e gordura, pressão sanguínea arterial e flexibilidade (que permite que o sangue  possa circular livremente pelo corpo).

O estudo foi conduzido pelo cientista Reuven Zimlichman e equipa de pesquisa na Wolfson Medical Center, em Israel. Foram divididos aleatoriamente 70 pacientes com pressão arterial elevada em dois grupos. Um grupo recebeu suplementos de antioxidantes e outro tomou pílulas/comprimidos placebo durante seis meses. Aqueles que receberam os antioxidantes tomaram vitamina C (1000 mg / dia), vitamina E (400 UI / dia), coenzima Q10 (120 mg / dia) e selênio (200 mcg / dia).

Os testes no início do estudo, depois de três meses, e novamente após seis meses documentaram que os pacientes no grupo antioxidante teve melhorias de saúde cardiovascular. Eles tinham as artérias mais elásticas e melhores níveis de açúcar no sangue.Além disso,o seu perfil de colesterol era mais saudável, com um aumento significativo nos níveis de HDL, o chamado "bom" colesterol, que protege o coração. De facto, os pesquisadores concluíram "suplementos antioxidantes têm o potencial de aliviar os danos ateroscleróticos .."

"A suplementação com antioxidantes aumentaram significativamente a elasticidade das artéria grandes e pequenas em pacientes com múltiplos fatores de risco cardiovascular. Este efeito benéfico vascular foi associado com uma melhoria no metabolismo da glicose e lipídios, bem como diminuição significativa na pressão sanguínea," Disse o Dr. Zimlichman numa declaração aos meios de comunicação. "Os resultados do presente estudo justificam investigar o impacto global clínico do tratamento antioxidante em pacientes com múltiplos fatores de risco cardiovascular."

Mais notícias de esperança para pacientes de coração: um outro estudo realizado pelo Dr. Zimlichman e colegas publicaram na edição de junho do Journal of Cardiovascular Pharmacology, descobriu que o aminoácido L-arginina a longo prazo também ajudou as pessoas  com múltiplos fatores de risco cardiovascular. Neste estudo randomizado, controlado com placebo, 90 pacientes foram designados a receber ou oral cápsulas de L-arginina ou cápsulas de placebo. Após seis meses, os testes indicaram que tomar L-arginina melhora a saúde vascular - incluindo uma redução significativa na pressão arterial sistólica.

Para mais informações: 

Comentários

pggcosta disse…
Gostei muito do teu blog. Tem artigos e dicas muito interessantes. Passa pelo meu que está em http://mundosaudavel.ocasiao.pt

Postagens mais visitadas