Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

sábado, 12 de junho de 2010

O SOL também alimenta!

Dados do New England Journal estimam que pelo menos 1 bilhão de pessoas no mundo têm deficiência ou insuficiência de vitamina D.

Níveis ideais de vitamina D podem trazer vários benefícios:

- absorção mais eficiente do cálcio;
- redução significativa no risco de quedas (22%);
- e feito protetor no risco de fraturas na osteoporose;
- melhor desenvolvimento da massa óssea.


Actualmente existe uma grande discussão na literatura sobre quais valores de 25 ( OH ) D devem ser considerados normais, uma vez que múltiplas variáveis podem interferir nessas concentrações, como idade, localização geográfica, sexo, atividade ocupacional, entre outras.

A exposição ao sol desencadeia a produção de vitamina D através da pele. A vitamina D, uma vitamina lipossolúvel, promove a absorção de cálcio após a exposição à luz solar, e é essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes, atua também no sistema imune, no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas. É uma vitamina lipossolúvel obtida a partir do COLESTEROL como precursor metabólico através da luz do sol.

Mas, ATENÇÃO! Basta um pouquinho de sol por dia - SEM protetor solar, senão não faz efeito - pois como tudo na vida, é uma questão de dose... se exagerar, o que faz muito bem pode fazer MUITO mal!

Vale a pena saber mais!
Pay Now, Live Later
Vitamina D - Wikipedia
What is the function of vitamin D?

Fontes: 
Medcenter
Enzimato

0 comentários: