Uma nuvem de petróleo massiva pode destruir a vida submarina no Golfo do México e afectar todo o mundo

Não gosto de noticias alarmantes mas também não gosto que nos vedem o direito à informação. O derrame no Golfo do México parece não ser devidamente noticiado pelo governo dos E.U e outras noticias  surgem...




Há uma semana atrás no site NaturalNews:


"É difícil dizer exactamente o que está acontecendo agora de verdade no Golfo do México, especialmente porque há tantos relatos contraditórios e perguntas sem resposta. Mas uma coisa é certa: se a situação é realmente muito pior do que estamos sendo levados a crer, poderão acontecer consequências catastróficas a nível global. Se é verdade que milhões e milhões de galões de petróleo bruto estão inundando o Golfo sem fim à vista, a mancha de óleo massiva poderia fazer o seu caminho para as correntes do Golfo, que os levaria não só para a Costa Leste, mas para todo o mundo onde poderia destruir absolutamente a indústria pesqueira mundial."


Passada uma semana (dia 17 de Maio) o site volta com um novo artigo dizendo que de facto o desastre é muito maior do que nos tem sido dito pelos media internacionais. Mas mesmo as agências oficiais começam a descobrir a "cortina" e novas notícias surgem:




Investigadores advertiram neste domingo que as nuvens submarinas com milhas de comprimento do derramamento de petróleo poderão envenenar a vida marinha e toda a cadeia alimentar com danos que poderão durar uma década ou mais.


"Os investigadores descobriram mais nuvens subaquáticas do que conseguem contar" disse Samantha Joye, professora de ciências marinhas, na Universidade da Geórgia. Uma das nuvens medidas mostrou que se estende por um comprimento de 10 milhas, com uma largura de três milhas. "
As estimativas são muito maiores do que a BP e o governo dos E.U. divulgam.


O NY Times reposta que a média de derrame pode ser entre 25,000 e 80,000 barris por dia.




O governo dos E.U. falou somente em 5,000 barris e o volume pode ser de 80,000.


Esta quantidade de petróleo derramado é mais do que suficiente para destruir toda a vida marinha da região.




Os níveis de oxigénio caíram para cerca de 30% nas águas perto do desastre. Quando a água perde oxigénio, rapidamente a zona fica considerada "zona zero" porque as espécies marinhas não conseguem mais sobreviver.


A administração Americana tenta a todo o custo omitir estas noticias tentando fazer prevalecer a ideia que o acidente não é tão grave assim.


A verdade, como habitualmente continua a ser suprimida. É tudo demasiado feio para o público ver...






A Corrupção de Washington leva à catástrofe


A indústria petrolífera, como podemos ver, é como todas as industrias que são reguladas pelas leis federais americanas apadrinhada e tem uma relação"amorosa" com os reguladores...


É a mesma história com a Industria farmacêutica e da FDA, ou a indústria da carne e do USDA. Wall Street e da SEC. Cada sector que está regulamentado, eventualmente, vira o jogo com seus reguladores e acaba reescrevendo as regras para seu próprio benefício.


A indústria petrolífera tem sido capaz de fugir com tantas isenções e lacunas que o ambiente regulatório é agora favorável na melhor das hipóteses. À Horizon Deepwater, por exemplo, foi dado todo o tipo de isenções para participar em operações de perfuração de risco sem seguir os procedimentos de segurança adequados. E quem lhes concedeu estas isenções? O governo federal dos E.U., é claro!


Num cenário dos piores, isto poderá destruir uma percentagem da vida nos oceanos de todo o mundo. Poderia ser uma ferida final para a Mãe Terra que sangra o sangue negro para os oceanos por dez mil anos, destruindo a vida como a conhecemos neste planeta.


As indústrias de pesca em torno do Golfo do México poderão ser devastadas por décadas. A diversidade da vida nos ecossistemas marinhos pode em breve encontrar-se à beira do colapso. E ainda não existe uma solução real para parar o vulcão do petróleo que continua a brotar do ferimento escancarado.


Só podemos imaginar que tipo de ideias vai na cabeça destes homens do petróleo para parar com o fluxo. Um perito em bombas nucleares foi enviado para a área pela administração Obama, como parte de uma espécie de "dream team" de pessoas super inteligentes para encontrar uma solução.


Mas isso levanta a questão: Se nós fôssemos tão inteligente, por que ainda estamos fornecendo o mundo em combustíveis fósseis, em primeiro lugar? Há energia solar suficiente impressionante nos desertos. A tecnologia de energia grátis continua a ser suprimida em grande parte pelos interesses das companhias petrolíferas (e arrogante da comunidade científica), e a tecnologia de energia renovável recebeu praticamente nenhum apoio de qualquer governo.


Se fôssemos realmente inteligentes, não seria a abertura de furos no fundo do oceano e espero que possamos lidar com o que vem jorrando. Estaríamos a instalar energia solar concentrada (CSP) nos desertos ou a construindo geradores eólicos. Poderíamos investir em carros eléctricos e combustíveis alternativos, em vez de queimar o nosso futuro com combustíveis fósseis.


A coisa mais inteligente que nós poderíamos fazer agora - após a estabilização do vulcão de petróleo, é claro - seria fazer um compromisso para acabar com a nossa dependência do mundo em combustíveis fósseis para sempre. Mas isso vai contra os interesses financeiros das companhias petrolíferas que nos querem manter presos no seu sistema de dependência dos combustíveis fósseis não importa qual o custo para o meio ambiente.


A nossa civilização moderna não é tão "moderna", e só parece criar catástrofes, em vez de um planejamento inteligente.


Estamos jogando um jogo de roleta russa global agora com o futuro da civilização humana... e as companhias petrolíferas não conseguem parar de puxar o gatilho. Há pouca dúvida de que todos nós vamos acabar se não mudarmos a nossa maneira e encontrar uma maneira mais limpa de energia da nossa civilização infantil.






Adaptação de Luís Guerreiro




Referencias:


http://www.naturalnews.com/028749_Gulf_of_Mexico_oil_spill.html
http://www.naturalnews.com/028805_Gulf_of_Mexico_Deepwater_Horizon.html
http://www.usatoday.com/news/nation/2010-05-16-gulf-oil-spill_N.htm
http://www.csmonitor.com/USA/2010/0516/Gulf-oil-spill-real-disaster-might-be-lurking-beneath-the-surface
http://www.nytimes.com/2010/05/16/us/16oil.html
http://news.yahoo.com/s/ap/20100516/ap_on_bi_ge/us_gulf_oil_spill_inspections
Fotos:usatoday

Comentários

Postagens mais visitadas