Cozidos, Assados, Fritos = Cancro



"A maioria dos alimentos cozinhados contêm substâncias que quando consumidas durante períodos extensos podem dar origem ao aparecimento de cancros. "


Comer cru é bom, é barato, dá saúde...dá milhões...ser vegetariano e comer cru ...ainda melhor...
Mas para quem ainda come bastante cozido e muitos produtos de origem animal aqui ficam alguns alertas e algumas dicas.



Aminas aromáticas heterocíclicas (HAAs) nos grelhados e assados de carne e peixe, acrilamida no pão e nos bolos, glicidamina nas batatas fritas, etc, tantos venenos que o nosso corpo tem que lidar só porque utilizamos o fogo.


A acrilamida e a glicinamida surgem em quantidades ainda mais perigosas quando a temperatura ultrapassa os 180 graus, normalmente em frituras, tipo batata frita. A glicinamida é significativamente mais perigosa para a saúde humana do que a acrilamida.


Aminas aromáticas heterocíclicas. O maior risco é nos alimentos grelhados em carvão, porque as temperaturas são ainda mais altas que num grelhador eléctrico. 


Para quem come carne ou peixe


Um dos “truques” aconselhados é grelhar a carne ou o peixe em marinadas de vinho, cerveja ou até chá verde. “Estes ingredientes adicionais diminuem a produção das HAAs. Com alguns deles, sobretudo com a cerveja, conseguimos reduzir em cerca de 80% a produção das substâncias”, explica Isabel Ferreira.


Outra opção importante passa por incluir na alimentação alimentos ricos em antioxidantes, como as saladas, os legumes e os frutos ricos em compostos fenólicos, que podem reduzir os efeitos carcinogénicos das HAAs.


Peixes como o salmão e outros cortados em posta tem tendência a ter maior índice de HAAs, devido à proximidade do calor.


Luís Guerreiro


Reprodução permitida desde que citada a fonte


Fontes:

http://qualfood.biostrument.com/center/conteudos/ver_conteudo.php?id_conteudo=110
http://www.vetbiblios.pt/PALESTRAS_APRESENTACOES/Seguranca_Alimentar/Seguranca_alimentar_Principios_e_Recomendacoes.pdf
http://sigarra.up.pt/fcnaup/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=481
http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/9494/2/Mariana%20CostaDissertao.pdf

Imagem: FFUP

Comentários

Postagens mais visitadas