NutriViva no Facebook é a nossa página no Facebook onde há uma constante actividade com pratos e ideias sobre Alimentação Viva.
O blog também está acessivel em ALIMENTACAOVIVA.COM e ALIMENTACAOVIVA.INFO
Visitem o meu blog em inglês (com traduçao automática)
Raw in Copenhagen
Ao deixar um comentário referente a um artigo, por favor colar o link desse artigo.

Badge Raw Food

Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Search/ Busca

Carregando...

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Consumo de fruta e vegetais mais elevados em classes sociais altas




Estudo da Universidade do Porto


O consumo diário de fruta e produtos hortícolas em Portugal é superior na população com um nível de escolaridade mais elevado e nas classes sociais mais altas, revela um estudo da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNA).

O projecto europeu, denominado "Pro Children", teve início em 2003 e teve como objectivo avaliar o consumo de fruta e produtos hortícolas em crianças, dos 11 aos 13 anos, e seus pais. Além de Portugal, participam na pesquisa, que ainda não está totalmente concluída, Noruega, Dinamarca, Áustria, Islândia, Espanha, Holanda, Suécia e Bélgica.



As mães que participaram neste estudo consomem uma média diária de 221 gramas de fruta e 171 gramas de vegetais, quando a OMS recomenda o consumo de 400 ou mais gramas por dia destes alimentos. Das 1.853 mães que participaram neste estudo, a maioria afirma comer todos os dias fruta (73%) e produtos hortícolas (70%).

Para a nutricionista Bela Franchini, da FCNA, a sopa é a razão pela qual as mães portuguesas consomem uma quantidade razoável de frutas e vegetais.

Depois de analisado o consumo de fruta e vegetais junto dos pais, a Faculdade vai agora concluir o estudo relativamente às crianças, bem como cruzar dados, para perceber também o que determina a ingestão destes alimentos.

Fonte: Lusa
ALERT Life Sciences Computing, S.A.

22 de Outubro de 2007
Nota: 3 anos depois deste estudo ...espero que tenhamos mudado em termos percentuais. Já que os alertas são cada vez mais para a necessidade do consumo de vegetais e frutas, particularmente crus. No entanto é fácil  de entender que os mais pobres sejam mais facilmente induzidos a consumir produtos de qualidade inferior, já que a maioria da publicidade tem como alvo esse sector da população...a escravatura acabou ..mas isso é relativo...

0 comentários: