Adoçantes...Robert H. Lustig

A virada na dieta dos americanos acontece após três décadas de supremacia do xarope de milho rico em frutose (HFCS) sobre o açúcar. O consumo dos dois só chegou ao mesmo patamar em 2003, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Recentemente, porém, a tendência se reverteu. Cada adulto americano comeu cerca de 20kg de açúcar em 2007, comparados com cerca de 18kg de xarope de milho rico.

O médico Robert H. Lustig, endocrinologista do Hospital Pediátrico de São Francisco, da Universidade da Califórnia, afirma: "A discussão sobre qual dos dois é melhor, sacarose ou xarope, é bobagem. Ambos são igualmente ruins para a saúde."

Tanto o açúcar quanto o xarope de milho rico em frutose  (HFCS) são feitos de glicose e frutose. O nível de frutose é cerca de 5% mais alto no adoçante de milho.

Lustig estuda os efeitos da frutose na saúde, particularmente no fígado, onde é metabolizado. Parte de sua pesquisa mostra que frutose em excesso - não importa a fonte - afeta o fígado da mesma forma que o álcool.

O dr. Mercola compara ainda o agave ao xarope de milho  em termos de adoçantes prejudiciais.

Bebidas como a Coca-Cola usam o xarope de milho como adoçante, ao qual chama de "adoçante nutritivo".

Video com o Dr. Robert H. Lustig considerando o HFCS um veneno
Fontes: Youtube, The New York Times, mercola.com, Coca-Cola - Portugal

Comentários

Postagens mais visitadas