Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Adoçantes...Robert H. Lustig

A virada na dieta dos americanos acontece após três décadas de supremacia do xarope de milho rico em frutose (HFCS) sobre o açúcar. O consumo dos dois só chegou ao mesmo patamar em 2003, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Recentemente, porém, a tendência se reverteu. Cada adulto americano comeu cerca de 20kg de açúcar em 2007, comparados com cerca de 18kg de xarope de milho rico.

O médico Robert H. Lustig, endocrinologista do Hospital Pediátrico de São Francisco, da Universidade da Califórnia, afirma: "A discussão sobre qual dos dois é melhor, sacarose ou xarope, é bobagem. Ambos são igualmente ruins para a saúde."

Tanto o açúcar quanto o xarope de milho rico em frutose  (HFCS) são feitos de glicose e frutose. O nível de frutose é cerca de 5% mais alto no adoçante de milho.

Lustig estuda os efeitos da frutose na saúde, particularmente no fígado, onde é metabolizado. Parte de sua pesquisa mostra que frutose em excesso - não importa a fonte - afeta o fígado da mesma forma que o álcool.

O dr. Mercola compara ainda o agave ao xarope de milho  em termos de adoçantes prejudiciais.

Bebidas como a Coca-Cola usam o xarope de milho como adoçante, ao qual chama de "adoçante nutritivo".

Video com o Dr. Robert H. Lustig considerando o HFCS um veneno
Fontes: Youtube, The New York Times, mercola.com, Coca-Cola - Portugal

0 comentários: