Isotiocianatos só nos vegetais


Os isotiocianatos são um composto formado a partir dos glicosinolatos através da ação de uma enzima chamada mirosinase, são antioxidantes que estão presentes em crucíferas, tais como brócolis/brócolos, couve-flor, couve de Bruxelas, couve e repolho(couve branca). Acredita-se que esses compostos inibem a mutação do DNA/ADN, que predispõe a algumas formas de câncer/cancro principalmente o do pulmão. Os dois grupos químicos presentes nesses vegetais – isotiocianatos e indóis – são formados, de alguma maneira, quando os vegetais são cozidos ou mastigados, e explicado por um sabor "picante" e que se acredita participar fortemente da prevenção ao câncer. Os brócolis/brócolos são também ricos em fibras solúveis, que podem ajudar a regular o açúcar e a gordura no sangue.





Num estudo Chinês com a colaboração de um grupo americano da Universidade da Carolina do Norte, publicado na revista Lancet, sugere que isotiocianatos presentes nos bróculos/brócolis e couve podem diminuir o risco de cancro/cancer do pulmão.


Este resultado não deve convencer ninguém de que já pode fumar desde que coma bróculos e/ou couve. É que a redução na incidência de cancro do pulmão neste estudo foi de 36% mas o fumador tem um risco de contrair cancro de pulmão 10 vezes maior do que o não fumador, daí que nada consegue compensar este número tão alto.


Pensa-se que os isotiocianatos funcionam através da produção de antioxidantes e da inibição de enzimas que permitem aos carcinogéneos (substâncias capazes de provocar cancro) do fumo do cigarro danificar o ADN.


Os isotiocianatos não existem na forma de comprimidos e convém notar que estudos anteriores mostraram que comprimidos que contêm doses mais elevadas do que as que existem nos alimentos de substâncias que supostamente ajudam a combater o cancro, incluindo os beta-carotenos, podem aumentar o risco de cancro quando administradas na forma de medicamentos. Assim, a conclusão é que se deve comer vegetais.






Fontes:


Foto: Wikipedia


Comentários

Postagens mais visitadas