Efeitos adversos do leite



Todos sabemos que o leite é um dos alimentos mais consumidos pelos seres humanos. O que muitos não sabem, é que a maioria de nós temos intolerância à lactose (estimativa de 50 % de incidência na população) e que isso pode trazer diversos malefícios à nossa saúde. Ao contrário do leite materno, o leite de vaca (que é benéfico para os bezerros) não é digerido da forma adequada pelo nosso organismo, além disso, somos os únicos mamíferos a substituir o leite materno e trocá-lo pelo de vaca após o período de amamentação.
Alergias, constipação intestinal, dificuldade de emagrecer, diabetes 1, são alguns dos malefícios que o leite de vaca pode trazer ao nosso organismo. Até mesmo os ossos podem ser prejudicados, pois além do cálcio, o magnésio presente no leite, também é importante para a sua fortificação, e o alto consumo de um desses nutrientes, leva a deficiência do outro. E já que o nível de magnésio no leite é 10 vezes menor que o de cálcio, não há efeito positivo nenhum para a fortificação óssea.
Além do que, quem tem intolerância à lactose, não absorve o cálcio presente no leite. Pesquisas indicam populações idosas que consumiram leite toda a vida com osteoporose.


Dra. Daniela Jobst


Perfil
Dra. Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo  pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa, Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), e membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, atualmente atende em consultório particular em São Paulo. 

Comentários

Fátima disse…
Seria bom enunciarem também os vários inconvenientes da soja que levam a que a sua utilização desregrada seja prejudicial à saúde, originando desde a desmineralização óssea,a atrasos de crescimento nas crianças, disfunções da tiróide e até cancro. O processamento da soja para fabricar os texturizados produz nitrosaminas, altamente cancerígenas.Basta informar-se com os muitos estudos que têm sido feitos. Curiosamente, nenhum site de alimentação saudável informa sobre isso. Porque será?
Luis Guerreiro disse…
Obrigado pelo comentário Fátima!

Tenho vários artigos sobre a soja. Basta usar a busca do blog.

Postagens mais visitadas