Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Efeitos adversos do leite



Todos sabemos que o leite é um dos alimentos mais consumidos pelos seres humanos. O que muitos não sabem, é que a maioria de nós temos intolerância à lactose (estimativa de 50 % de incidência na população) e que isso pode trazer diversos malefícios à nossa saúde. Ao contrário do leite materno, o leite de vaca (que é benéfico para os bezerros) não é digerido da forma adequada pelo nosso organismo, além disso, somos os únicos mamíferos a substituir o leite materno e trocá-lo pelo de vaca após o período de amamentação.
Alergias, constipação intestinal, dificuldade de emagrecer, diabetes 1, são alguns dos malefícios que o leite de vaca pode trazer ao nosso organismo. Até mesmo os ossos podem ser prejudicados, pois além do cálcio, o magnésio presente no leite, também é importante para a sua fortificação, e o alto consumo de um desses nutrientes, leva a deficiência do outro. E já que o nível de magnésio no leite é 10 vezes menor que o de cálcio, não há efeito positivo nenhum para a fortificação óssea.
Além do que, quem tem intolerância à lactose, não absorve o cálcio presente no leite. Pesquisas indicam populações idosas que consumiram leite toda a vida com osteoporose.


Dra. Daniela Jobst


Perfil
Dra. Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo  pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa, Especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), e membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, atualmente atende em consultório particular em São Paulo. 

2 comentários:

Fátima disse...

Seria bom enunciarem também os vários inconvenientes da soja que levam a que a sua utilização desregrada seja prejudicial à saúde, originando desde a desmineralização óssea,a atrasos de crescimento nas crianças, disfunções da tiróide e até cancro. O processamento da soja para fabricar os texturizados produz nitrosaminas, altamente cancerígenas.Basta informar-se com os muitos estudos que têm sido feitos. Curiosamente, nenhum site de alimentação saudável informa sobre isso. Porque será?

Luis Guerreiro disse...

Obrigado pelo comentário Fátima!

Tenho vários artigos sobre a soja. Basta usar a busca do blog.