Consumir alimentos processados pode aumentar o risco de depressão




Estudo publicado no British Journal of Psychiatry sugere que uma dieta rica em alimentos processados pode aumentar o risco de depressão.

Os autores do estudo obtiveram informações alimentares de 3.486 funcionários públicos ingleses (26,2% eram mulheres, com idade média de 55,6 anos). Cinco anos depois da reunião dos dados alimentares, a presença de sintomas depressivos foi pesquisada através da escala do CES-D (Center for Epidemiologic Studies Depression).

Os investigadores dividiram os participantes do estudo dois grupos, de acordo com a dieta adoptada: os que ingeriam uma dieta principalmente baseada em alimentos integrais como frutas, legumes e peixe, e aqueles que ingeriam uma dieta rica em alimentos processados como sobremesas, alimentos fritos, carne processada, cereais refinados e produtos com alto teor de gordura.

Após a contabilização de factores como sexo, idade, escolaridade, actividade física, tabagismo e a presença de doenças crónicas, os investigadores encontraram uma diferença significativa no risco de depressão futura, de acordo com a dieta adoptada.

Os indivíduos que adoptaram uma dieta rica em alimentos processados, apresentavam um risco relativo 58% maior de depressão, comparativamente aos que comeram pouco esse tipo de alimento.

Embora os investigadores não descartem a possibilidade de que pessoas com depressão possam ter uma dieta menos saudável, eles acreditam que seja improvável que este facto explique as suas descobertas, porque não houve associação da dieta a um diagnóstico prévio de depressão.

2010-01-06
Fonte: Sapo

Comentários

Postagens mais visitadas