Qr Code do blog

Qr Code do blog
Qr Code do blog

Rss

Contacto

Blog Archive

Followers

Follow by Email

Add me on Facebook

NutriViva Tv



Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Consumir alimentos processados pode aumentar o risco de depressão




Estudo publicado no British Journal of Psychiatry sugere que uma dieta rica em alimentos processados pode aumentar o risco de depressão.

Os autores do estudo obtiveram informações alimentares de 3.486 funcionários públicos ingleses (26,2% eram mulheres, com idade média de 55,6 anos). Cinco anos depois da reunião dos dados alimentares, a presença de sintomas depressivos foi pesquisada através da escala do CES-D (Center for Epidemiologic Studies Depression).

Os investigadores dividiram os participantes do estudo dois grupos, de acordo com a dieta adoptada: os que ingeriam uma dieta principalmente baseada em alimentos integrais como frutas, legumes e peixe, e aqueles que ingeriam uma dieta rica em alimentos processados como sobremesas, alimentos fritos, carne processada, cereais refinados e produtos com alto teor de gordura.

Após a contabilização de factores como sexo, idade, escolaridade, actividade física, tabagismo e a presença de doenças crónicas, os investigadores encontraram uma diferença significativa no risco de depressão futura, de acordo com a dieta adoptada.

Os indivíduos que adoptaram uma dieta rica em alimentos processados, apresentavam um risco relativo 58% maior de depressão, comparativamente aos que comeram pouco esse tipo de alimento.

Embora os investigadores não descartem a possibilidade de que pessoas com depressão possam ter uma dieta menos saudável, eles acreditam que seja improvável que este facto explique as suas descobertas, porque não houve associação da dieta a um diagnóstico prévio de depressão.

2010-01-06
Fonte: Sapo

0 comentários: